quinta-feira, 28 de março de 2024

Pneumologista Margareth Dalcomo participa de webinário sobre a Covid-19

Publicado em 27 de janeiro de 2022, às 10:37
Fonte: Diretoria de Comunicação da Ufma

A Universidade Federal do Maranhão realizará nessa quinta-feira, 27, às 16h30, no canal institucional da UFMA, no YouTube, o webinário “Covid-19: atualidade e perspectiva”, com a pneumologista e professora da PUC-RJ, Margareth Dalcomo.

Atualmente, o Brasil já registrou, nas últimas 24 horas, 183.722 novos casos de Covid-19 e 487 mortes em decorrência da doença, em todo o país, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 25, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Essa é a primeira vez em mais de dois meses que o Brasil volta a registrar mais de 400 mortes diárias pelo novo coronavírus. A última vez em que o país atingiu este patamar foi no dia 13 de novembro, quando foram registrados 731 óbitos por Covid-19. No Maranhão, já foram registrados 264.625 e 7.199 óbitos.

Para falar sobre a situação e a repercussão da Covid, a Universidade receberá a médica brasileira que é um dos ícones da luta contra a Covid-19. O webinário contará com a mediação do professor Natalino Salgado, médico, nefrologista, reitor da UFMA e membro da Academia Nacional de Medicina.

Recentemente ela laçou o livro “Um tempo para não esquecer“, sobre a experiência durante a pandemia. Desde o início das contaminações pelo novo coronavírus, a pneumologista Margareth Dalcolmo acompanhou de perto, como médica e pesquisadora especializada, as repercussões clínicas, os efeitos sociais e os esforços da comunidade científica para encontrar vacinas capazes de conter a vertiginosa propagação da Covid-19. Tornou-se referência nacional ao comentar na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia que mudou o curso do planeta.

Sobre a pesquisadora

Margareth Dalcolmo é médica, professora e pesquisadora brasileira. Estudiosa da tuberculose, foi uma das pioneiras na luta contra o tabagismo no país. É autora de 16 capítulos de livros médicos e de cerca de 70 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Possui experiência em conduzir e participar de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses (NIH, Global Alliance for TB Research). Foi criadora e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, onde também foi Diretora, no período de 2009 a 2012. Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em Tuberculose e outras Micobacterioses.

Investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e do Estudo BRACE com a vacina BCG para COVID19. Na pandemia da Covid 19: Membro do grupo assessor do MS na pandemia de COVID 19 na gestão do Ministro Mandetta.

É membra do grupo assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre março e maio de 2020, e do Grupo ComCiência, do estado do Rio de Janeiro,coordenado pela FAPERJ. Margareth também é colunista semanal do Jornal O Globo em a Hora da Ciência.

Acompanhe AO VIVO

Data: 27 de janeiro de 2022

Horário: 16h30

Local: Canal Institucional da UFMA, no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade