quinta-feira, 28 de março de 2024

Portal “Saúde Para Você” da UFMA é lançado oficialmente e já conta com diversos recursos educacionais com foco na saúde mental, covid e pós-covid

Publicado em 25 de janeiro de 2022, às 16:04
Fonte: Diretoria de Comunicação da Ufma

Obter conhecimento sobre a doença e a sua prevenção é o caminho para superar qualquer transtorno na área da saúde” — com essas palavras, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, lançou, na sexta, 21, o portal Saúde Para Você.

Reconhecendo a gravidade da crise de saúde pública imposta pela pandemia, a UFMA, por meio do portal, oferece à comunidade acadêmica e aos seus servidores um espaço de compartilhamento de informação em saúde sobre a covid-19 e suas repercussões na qualidade de vida, bem como oportuniza uma reflexão sobre o cuidado em saúde mental que tem reverberado cotidianamente.

Apesar de ter surgido para subsidiar a aquisição de conhecimento ligada ao combate à covid-19 e à pós-pandemia com foco na saúde psicológica e física, o portal não será restrito a essa temática.

“Tivemos que nos adaptar às novas realidades impostas pela pandemia e obtivemos êxito no processo. Nesse ambiente, formamos mais de sete mil estudantes e estabelecemos inúmeras iniciativas no que tange o cuidado com a saúde, como as ações do HU, referência de atendimento no nosso estado; as iniciativas da Progep na promoção da qualidade de vida do nosso servidor; e inúmeras iniciativas da Proaes, na atenção aos nossos estudantes. Essas intervenções precisavam ser concentradas em um só lugar, aliando tecnologia e saúde em um portal permanente, mas que, neste momento, dará o foco à saúde mental e aos transtornos causados pela covid-19. Ainda na pandemia, a UFMA continua se reinventando”, proferiu o reitor.

A plataforma foi desenvolvida por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam nas esferas de tecnologias na educação, pedagogia, saúde, tecnologia da informação (TI), comunicação, administração e design, entre outras. Durante a cerimônia, a Diretora de Tecnologias na Educação (DTED), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, apresentou todos os recursos disponíveis no portal.

“Com a contribuição de cerca de quarenta profissionais, pudemos reunir uma riqueza de informação. O site tem disponíveis inúmeros recursos educacionais, curadoria de repositórios institucionais com foco na pandemia, pós-pandemia e saúde mental, diversas modalidades de objetos de aprendizagem interativos, como cursos, treinamentos e webinários, com o intuito de disseminar informação científica de relevância em um portal dinâmico e atualizado”, disse.

Por fim, o webinário “O cuidado em saúde mental no contexto pandêmico atual”, ministrado pela professora Sandra Fortes, da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ), marcou a estreia do portal Saúde Para Você. A palestra destacou as formas de cuidado e ação durante a pandemia que, de acordo com a palestrante, trouxeram uma segunda epidemia: a de ansiedade.

“Em todo o mundo, as pessoas estão muito ansiosas, e os profissionais de saúde são as principais fonte de ajuda. Boas práticas como a informação e o esclarecimento são os maiores instrumentos que temos contra o medo e a ansiedade. O papel dos profissionais de saúde vai além de curar a doença, devem construir e empoderar as pessoas na construção de novas soluções, trazendo informação e conhecimento em novas formas de viver. Nesse sentido, podemos perceber a importância do portal, pois ele construirá uma rede de cuidados de assistência dentro da instituição, conectando as pessoas e sensibilizando-as coletivamente na busca pela saúde física e psicológica”, apontou Sandra Fortes, que também é coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde e colaboradora em saúde mental da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas-OMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade