quinta-feira, 28 de março de 2024

Faça da leitura parte da sua vida

Publicado em 15 de janeiro de 2022, às 8:50
Imagem cedida pelo autor

Devo confessar um pecado: eu, muitas vezes, dormi lendo um livro. Quem nunca fez isso, que atire a primeira pedra. A verdade é que a nossa rotina contemporânea é tão acelerada que na primeira oportunidade que o cérebro tem para desligar, é exatamente isso que ele faz. O que vou falar nesse texto não é nada mais do que o impacto que a mudança de hábitos (e a inclusão da leitura) tem em nossas vidas.

O primeiro passo é entender a sua rotina: em que momento do dia você se sente mais tranquilo para ler? Manhã? Tarde? Passa o dia inteiro no trabalho e só chega em casa à noite? Analise tudo isso e tente encontrar soluções. Ninguém aqui é o super coach para apontar para a sua vida e dizer que tudo nela está errado. Não é isso. Mas se você quer ler mais, terá que fazer pequenos (ou grandes) sacrifícios.

Leitura é prazer. Não adianta você fazer mudanças na rotina se não encontrou um livro de um tema que você gosta. É preciso entender que a leitura não é apenas para o crescimento intelectual, mas é o cultivar de emoções, sensações e sentimentos.

Mas mesmo com todos estes benefícios, o portal Meon divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro no qual revelou que o brasileiro lê em média 2 livros por ano. E seguimos por uma média baixa de leitura. Temos problemas estruturais no Brasil no que se diz respeito a investimento na Educação. Isso é um fato e contribui muito para que números como esses permaneçam. É uma realidade que NÃO PODE ser deixada de lado. Quem não investe em educação, contribui para o declínio de uma nação.

Mas o que eu e você podemos fazer para mudar isso?

Primeiramente lendo mais. Comece por livros menores, encontre um local silencioso e leia no seu ritmo. 10 ou 15 minutos por dia pode fazer uma GRANDE diferença.

Compre livros de autores nacionais. Valorize os livros de sua terra. Compartilhe e se envolva para que essas obras cheguem a um público maior.

Ao invés de dar um objeto qualquer, presentei alguém com livros. Eu amo receber livros de presente! É algo muito marcante e cheio de significado.

Incentive as crianças ao seu redor. Gibis, contos de fadas, poesia… as possibilidades são infinitas. O livro tem o poder de impactar a vida de uma criança que só quem já passou por isso sabe (e agradece por ter acontecido).

Por fim, deixo uma frase de Henry David Thoreau que resume bem o que foi discutido neste texto: “Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade