quinta-feira, 28 de março de 2024

UFMA define calendário acadêmico 2022

Publicado em 12 de janeiro de 2022, às 17:22
Fonte: Diretoria de Comunicação da Ufma

Na manhã desta quarta-feira, 12, foi realizada uma reunião Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Consepe) que aprovou, por ampla maioria, tendo apenas um voto contrário, o Calendário Acadêmico do primeiro semestre de 2022 da UFMA, que será iniciado em 11 de abril deste ano. O Conselho discutiu a ampliação da oferta de componentes curriculares práticos e estágios de forma híbrida ou presencial, o contexto atual de pandemia, as medidas de segurança sanitária, entre outras questões relacionadas à volta gradual das atividades acadêmicas práticas.

No primeiro momento, houve uma apresentação do professor e epidemiologista Antônio Augusto, que forneceu dados sobre a pandemia e comentou sobre as incertezas em meio à epidemia conjunta da variante Ômicron e de infecções respiratórias decorrentes ao vírus influenza e sua nova variante, H3N2, dos baixos índices de vacinação de pessoas com duas doses de vacina contra covid-19 e a pressão atual sobre o sistema de saúde.

“A vacinação não vai evitar a infecção da Ômicron, a vacina serve para reduzir a quantidade de hospitalização e de mortes. Ninguém vai controlar pandemia só com vacina, mas ela é fundamental para reduzir hospitalizações e mortes, e mesmo com a Ômicron, a vacina tem servido bem para reduzir esses índices”, afirmou o epidemiologista.

O reitor agradeceu a apresentação científica e ilustrativa sobre os dados e mencionou sobre o contexto atual. “Nós vivemos num momento de incertezas e cada dia é um dia. Estamos numa fase crítica, aguda da doença, em que a quantidade de servidores com síndromes respiratórias agudas é intensa, o Hospital Universitário está com dificuldade em alguns setores pela quantidade funcionários afastados, alguns setores da UFMA suspenderam a atividade em decorrência de casos, e já há o cenário de universidades suspendendo atividades presenciais. A Universidade Federal do Maranhão não vai se omitir de tomar as decisões necessárias”, declarou.

A relatora e pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera, explicou que a volta presencial gradual já era pensada e debatida desde setembro de 2021, mas sempre levando em consideração as informações sobre vacinação e infecção com o coronavírus. A proposta é, com a aprovação do calendário acadêmico, disponibilizar, via SIGAA, um termo de consentimento – nos moldes do que já é aplicado aos cursos da área da saúde desde o início da pandemia – que também servirá de parâmetro para mensurar a quantidade de alunos que circularão nos câmpus a partir da volta gradual das aulas.

O modelo de calendário acadêmico de 2022 apresentado e aprovado durante a reunião propõe a ampliação da oferta de componentes curriculares práticos e estágios de forma híbrida ou presencial para todos os cursos de graduação e a manutenção da oferta dos componentes curriculares teóricos no formato remoto para o semestre letivo 2022.1. O calendário também prevê o retorno gradual das atividades acadêmicas avaliando, por meio do Comitê Operativo de Crise da UFMA (COE-UFMA), a situação da pandemia.

O documento cita que a Resolução garante autonomia aos colegiados dos cursos de graduação e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) para que sejam responsáveis pela definição, registro, planejamento dos componentes curriculares no formato de ensino remoto, híbrido ou presencial em conjunto com as subunidades acadêmicas. Espaços físicos dos centros devem ser regulamentados e o uso deve ser feito mediante agendamento, respeitando as normas de segurança sanitária e distanciamento social.

Está previsto também o apoio da administração superior e das pró-reitorias no funcionamento das atividades híbridas/presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação, inclusive em relação à estrutura e medidas de segurança sanitária. O calendário prevê que o término do semestre 2022.1 seja em 30 de julho deste ano e que o semestre 2022.2 será de 5 de setembro a 24 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade