quinta-feira, 28 de março de 2024

JOSÉ RAIMUNDO RODRIGUES: a cultura nas ondas do rádio

Publicado em 4 de janeiro de 2022, às 19:08
Imagem fornecida pela autora

Acreditamos que todos temos uma missão a cumprir. Alguns não ligam para isso, outros, porém, a tomam como um objetivo de vida, cumprindo-a com louvor. E quando essa missão é preservar o que há de melhor de seu povo, de sua gente, fazendo com que todos se sintam recompensados, cumpri-la torna-se o maior e o melhor de todos os prêmios.

José Raimundo Rodrigues é um nome que serve de exemplo, é um daqueles que nasceram com a missão de carregar metaforicamente nas costas o bom fardo de mostrar o que há de melhor e de mais importante sobre povo e sua gente: a cultura popular maranhense como melhor expressão artística.

Deputado, jornalista, radialista e produtor cultural, Zé Raimundo, como é carinhosamente conhecido na nossa cidade, é um cuidador da cultura maranhense. Em meados de 1986, realizou o I Festival de Bumba meu boi, a maior e mais representativa manifestação folclórica do Maranhão. Dos seis sotaques, quatro deles foram destaques nesse festival: orquestra, zabumba, matraca e sotaque da baixada.

Desse festival surgiram as mais belas toadas, dentre as quais se destacou “Maranhão, meu tesouro meu torrão” que foi imortalizada na voz da Marrom Alcione.

Desde muito tempo, esse maranhense de Pinheiro empresta sua voz de locutor e comunicador para propagar o que há de melhor e mais significante na cultura maranhense, de modo geral.

O eterno apresentador do Maranhão TV ingressou também na política, foi deputado estadual, sendo o mais bem votado em São Luís no século XX, agitou nossa Ilha por longos anos, com a única preocupação: promover nossa cultura, com seu dom de comunicar-se com as massas através dos programas de televisão.

O radialista projetou nomes muito importantes da nossa cultura através do programa Raízes do Maranhão, como João Chiador, Humberto de Maracanã, Gago do Sotaque da baixada, Donato Alves, sotaque de orquestra e muitos outros nomes que são verdadeiras lendas da nossa cultura popular.

Apaixonado pela cultura do estado, o comunicador tem um imenso acervo particular sobre a música popular maranhense, principalmente no gênero do bumba meu boi. Produziu mais de três dezenas de LPs (disco de vinil), tem cerca de 2.000 fitas cassetes com músicas de bumba-boi.

Recentemente, José Raimundo Rodrigues foi homenageado com a comenda de 200 anos de imprensa no Maranhão, honraria recebida na categoria jornalista. O evento foi organizado pela Universidade Federal do Maranhão, de iniciativa do Magnífico Reitor,  o prof. Dr. Natalino Salgado em conjunto com o vice-Reitor, o também prof. e Dr. Marcos Fábio Belo Matos.

Atualmente, o jornalista apresenta na Rádio Timbira, das 17 às 18 horas, o programa Coisa Nossa, onde, usando sua voz inconfundível, faz ecoar a história e os valores da cultura popular maranhense.

Zé Raimundo é um bravo lutador, que usa seu amor pela cultura para que esta não se perca no tempo e no espaço, fazendo de tudo para que todos possam conhecer um pouco de nossos artistas desse imenso Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade