quinta-feira, 28 de março de 2024

Profissionais de Imperatriz recebem Comenda dos 200 anos da Imprensa no Maranhão

Publicado em 23 de dezembro de 2021, às 8:18
Fonte: Redação com informações da DCom-UFMA

A Universidade Federal do Maranhão homenageou cinquenta personalidades da comunicação do estado, sendo sete de Imperatriz, com a entrega da Comenda do projeto 200 Anos da Imprensa no Maranhão. O evento ocorrido na última terça-feira (21), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, marcou o encerramento das comemorações da iniciativa que resultou na produção de vários produtos como uma WebStoriePodcasts, uma LongForm e um Documentário. A cerimônia contou com o lançamento dos livros “História da Imprensa no Maranhão (1821-1925)”, de autoria de Antônio Lopes, e “O Conciliador – Um capítulo da história da imprensa periódica no Maranhão”, organizado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e pelo professor Silvano Alves Bezerra da Silva.

O organizador do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio de Belos Matos, informou que, durante este ano, foram organizados e entregues diversos produtos audiovisuais sobre a história do bicentenário da imprensa no estado e que a Diretoria de Comunicação da UFMA foi responsável por esse marco histórico, que teve início no dia 15 de abril de 1821, data de circulação do primeiro exemplar de O Conciliador.

“A Imprensa Maranhense fez e faz com que a sociedade maranhense seja muito forte, e poder homenagear estas cinquenta personalidades da área da comunicação é contribuir com a história no Maranhão. A Universidade teve a sensibilidade de idealizar e pôr em prática esse projeto, junto com outras instituições parceiras. Estamos hoje comemorando esses 200 anos de Imprensa no estado com a entrega desta comenda”, destacou o vice-reitor.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado comentou que, mesmo vivendo em tempos de pandemia, a Universidade se reinventa e busca formas de produzir ensino, pesquisa e extensão, diante de tantas limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19. Ele ressaltou que a instituição tem trabalhado para preservar a vida de seus alunos, funcionários, prestadores de serviços e a população em geral, fazendo ciência e formando gerações.

“Estamos construindo com a história da comunicação no estado com a finalização desse ciclo de atividades do projeto, e construir história também é resgatá-la, fizemos isso com a realização do Mérito Cultural, inédito na instituição, Palmas Universitárias, Honoris Causa e Professor Emérito e, agora, com a Comenda dos 200 Anos de Imprensa do Maranhão. O papel da comunicação é essencial em uma democracia, e homenagear estes profissionais é valorizar a história de seu povo”, pontuou.

Confira o nome dos profissionais homenageados da imprensa de Imperatriz:

Chafi Braide
Jurivê Macedo – in memoriam
Chico da Banca – in memoriam
Marcelo Rodrigues
Moacyr Esposito
Sebastião Negreiros
Sérgio Macedo

A lista dos 50 profissionais que receberam a comenda pode ser acessada clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade