sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cuidado com as terminações dos verbos

Publicado em 19 de dezembro de 2021, às 10:46
Imagem cedida pela autora

Outro dia, navegando pela internet, vi a seguinte frase em um post de um grupo e que susto levei! A pessoa dizia: “ENTRARÃO NA MINHA CASA E ROUBARÃO TUDO!”

É lógico que eu entendi o que a pessoa de fato quis dizer, mas para alguém que leva tudo ao pé da letra não seria tão difícil acreditar que a pessoa estaria prevendo o futuro. Foi aí que tive a plena certeza de que uma terminação errada dos verbos pode colocar tudo a perder. A mensagem chega a seu destinatário totalmente imprecisa e a pessoa não consegue se comunicar com clareza.

Na comunicação oral há a possibilidade de usar gestos, repetir uma frase mal formulada e dessa forma consegue-se estabelecer a comunicação entre os indivíduos. Já na escrita, uma palavra conjugada erroneamente já distorce todo o sentido que se quer exprimir provocando mal estar tanto em quem recebe quanto em quem manda a referida mensagem.

Esse é um dos erros mais comuns observado nas redes sociais e por isso é preciso ter cuidado. Tal confusão pode complicar a vida de quem comete esse deslize e faz com que a comunicação fique comprometida. E embora ÃO e AM praticamente não possuam diferença na oralidade, na escrita elas representam tempos verbais distintos, mas que indicam terminações referentes à 3º pessoa do plural.

A terminação AM

É usada quando faz referência a alguma ação que aconteceu no passado.

Exemplos:

CHEGARAM

COMERAM

BEBERAM

PARTICIPARAM

CORRERAM

ENTRARAM

ROUBARAM

CANTARAM

A terminação ÃO

É usada quando faz referência a alguma ação que ainda vai acontecer, ou seja, algo no futuro.

Exemplos:

CHEGARÃO

COMERÃO

BEBERÃO

PARTICIPARÃO

CORRERÃO

ENTRARÃO

ROUBARÃO

CANTARÃO

Para que você não erre mais ao escrever um texto, sempre observe se o verbo se encontra no passado ou no futuro e analise o contexto da frase. Aí é só colocar a terminação correta e ficar tranquilo com a certeza da escrita correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade