quinta-feira, 28 de março de 2024

Abertas as inscrições para doutorado e mestrado em Ciências dos Materiais

Publicado em 8 de dezembro de 2021, às 14:34
Fonte: Redação – Nícia de Oliveira

O Programa de Pós-graduação em Ciências dos Materiais publicou editais para ingresso no mestrado e doutorado, as inscrições estão abertas, podendo ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2022. O candidato deve acessar o Sigaa  e preencher o formulário de inscrição disponível, além de enviar a documentação exigida no edital digitalizada em formato PDF com, no máximo, 5 MB de capacidade cada uma.

São ofertadas sete vagas para o mestrado e cinco para o doutorado. o Programa de Pós-Graduação de Ciência dos Materiais é dividido em três linhas gerais de pesquisa:

1. Síntese e caracterização de compostos metálicos especiais: o principal objetivo é o estudo das propriedades físicas de compostos intermetálicos. Serão avaliadas as propriedades de materiais metálicos que apresentem propriedades microscópicas, tais como: transições magnéticas, supercondutoras, magnetorresistência, efeito Kondo, comportamento tipo férmion pesado e propriedades magnetocalóricas.

2. Síntese e Caracterização de cristais Orgânicos e Inorgânicos: as pesquisas dessa linha abrangem a síntese de monocristais e policristais orgânicos e inorgânicos, os quais são caracterizados quanto às suas propriedades estruturais, eletrônicas, mecânicas, ópticas, calorimétricas, microestrutural e vibracional.

3. Materiais Vítreos e Cerâmicos: tem por objetivo compreender a síntese e caracterização de matrizes vítreas, vitrocerâmicas e cerâmicas. A caracterização das amostras é feita por meio de suas propriedades mecânicas, ópticas, elétricas, espectroscópicas e térmicas visando a potenciais aplicações tecnológicas e biológicas.

O processo de seleção será composto por etapas estabelecidas nos editais e o pagamento da taxa de inscrição, sendo para o mestrado o valor de R$ 80 (oitenta reais) e para o doutorado de R$ 100 (cem reais), é necessário apresentar o comprovante de pagamento no ato da inscrição.

Para mais informações, confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade