quinta-feira, 28 de março de 2024

Programa sobre temáticas negras estreia na Semana municipal da Consciência Negra

Publicado em 22 de novembro de 2021, às 14:17
Fonte: Centro de Cultura Negra Negro Cosme

Estreou na última sexta (19), no youtube, a segunda temporada do Prosa de Pret@, programa com foco em temáticas negras, produzido por comunicadores militantes do movimento negro de Imperatriz. O lançamento faz parte da programação municipal da Semana da Consciência Negra, promovida pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN-NC). A estreia do programa ocorreu às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrada em 20 de Novembro, e será veiculada no youtbe e no perfil do instagram do CCN.

O Prosa de Pret@ é um projeto inicialmente desenvolvido como Prosa em Movimento, programa de entrevistas produzido pelo jornalista e militante Domingos de Almeida, que em 2020 realizou diversas entrevistas com personalidades negras, ativistas de movimentos sociais e culturais, dentre elas pessoas relacionadas à criação do movimento negro de Imperatriz – MA.

Nesta segunda temporada, o conteúdo audiovisual terá foco totalmente antirracista, na valorização da identidade e da cultura negra. No total serão 10 episódios com periodicidade quinzenal e duração de até 20 minutos, indo ao ar às sexta-feira, às 16h. O último episódio, excepcionalmente, será veiculado em um domingo, no dia 27 de março, aniversário de 20 anos de fundação do Centro de Cultura Negra.

Estrutura do Programa

O programa será apresentado por Domingos de Almeida e Carlyne Bianca Silva e é dividido em quatro quadros. O Balaio do Cosme traz o histórico da Revolta da Balaiada e o percurso histórico do movimento negro imperatrizense. O Mundo Negro discute temáticas atuais da negritude em evidência no debate público. O Literanegr@ apresenta poemas com a temática negra escritos e recitados por jovens negros/as de escolas públicas da educação básica de Imperatriz – MA. O último quadro, Heróis de Todo Mundo divulga curiosidades e histórias de personalidades negras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade