quinta-feira, 28 de março de 2024

Câncer de Próstata: pelo menos 66 mil homens serão diagnosticados com a doença este ano

Publicado em 16 de novembro de 2021, às 15:46
Fonte: Assessoria – Oncoradium

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 66 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados este ano no Brasil. A doença é a segunda que mais afeta os homens no país, perdendo apenas para o melanoma de pele, por isso é tema da Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens para a importância de exames que possam detectar o problema precocemente.

Dados do Ministério da Saúde mostram que na comparação entre 2019 e 2020, primeiro ano da pandemia, houve no país uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer. Já a coleta de PSA e de biópsia da próstata, que são os exames capazes de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, tiveram quedas de 27% e 21%, respectivamente.

Conforme o cirurgião oncológico da Oncoradium Imperatriz, Dr. Jorge Lyra, os números altos de casos de câncer de estão ligados ao comportamento dos homens de só procurar atendimento médico em último caso, geralmente, quando estão com dificuldade para urinar, urinando sangue ou sentindo muitas dores.

Por conta dessa situação, as sociedades médicas têm aproveitado a Campanha Novembro Azul para incentivar os cuidados com a saúde integral do homem. “Nós tentamos nessa campanha fazer o que a gente chama de avaliação de oportunidade, que é abordar a saúde do homem como um todo naquele momento da consulta, pois raramente o homem procura o médico”, ressalta Dr. Jorge Lyra.

Ainda segundo o cirurgião oncológico da Oncoradium Imperatriz, o câncer de próstata é silencioso e quando alguns sinais aparecem, geralmente, é na fase avançada. “Os principais sintomas são dor óssea, por causa da metástase óssea que é comum na fase avançada do câncer de próstata. Além da dificuldade para urinar, que também só é comum na fase avançada. Por isso é importante a consulta com especialista e a realização de exames preventivos”, alerta o Dr. Jorge Lyra.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e o câncer representa uma alteração nesse órgão, mas que geralmente não apresenta sintomas na fase inicial. Quando diagnosticada precocemente, a doença tem cerca de 90% de chances de cura, por isso os especialistas ressaltam a importância da consulta anual para avaliação.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata são: idade, é mais comum entre homens com 50 anos ou mais; obesidade, pois o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado; histórico familiar, parentes próximos que tenham tido a doença. Para prevenir o câncer de próstata e outros tipos da doença, os especialistas recomendam adotar uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, evitar excesso de álcool e a obesidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade