quinta-feira, 28 de março de 2024

Esporte para crianças: profissional de Educação Física explica os benefícios da prática

Publicado em 8 de novembro de 2021, às 10:20
Fonte: Assessoria – Faculdade Pitágoras

A prática esportiva traz inúmeros benefícios, inclusive para as crianças, é o que aponta pesquisa da Universidade de Montreal publicada no Journal of Developmental & Behavioral Pediatric. O estudo concluiu que o esporte reduz o risco de depressão na infância, além de combater o sedentarismo. O profissional de Educação Física, Moises Ferreira, coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras, afirma que é preciso ficar atento aos sinais de sedentarismo ainda na infância. 

“É importante que desde a infância, a criança esteja em movimento, fazendo alguma atividade física e combatendo o sedentarismo, para que mais tarde não haja um diagnóstico de uma hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento de colesterol e até baixa autoestima”, detalha o especialista.  

Com a pandemia, o consumo de jogos eletrônicos aumentou 75% no Brasil e a população gamer com menos de 18 anos cresceu 10%, conforme a pesquisa Game Brasil 2021. O especialista defende que os pais devem incentivar que as crianças se movimentem e não fiquem presas nas atividades eletrônicas. Pular, correr e dançar são algumas das atividades sugeridas pelo especialista. “A atividade física ajuda a combater o sedentarismo tirando também a criança da inércia que se encontra através de alguns jogos eletrônicos. O ideal é fazer a criança entender a importância de estar realizando uma atividade física em benefício de sua saúde e deixando de lado um pouco os jogos eletrônicos”, pontua.  

De acordo com o último senso do Ministério da Saúde aponta que no Brasil 6,4 milhões de crianças, entre 3 e 12 anos, estão com sobrepeso e 3,1 milhão já estão com quadro de obesidade.  A seguir, o professor lista alguns benefícios das atividades físicas para crianças e adolescentes:  

 •         Combate a obesidade;  

•          Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora;  

•          Estimula a convivência em grupos;  

•          Ensina a respeitar regras;  

•          Melhora o desenvolvimento cognitivo;   

•          Ensina a lidar com frustrações: o ganhar e o perder;  

•          Diminui os riscos de depressão e outras doenças mentais;   

•          Ganho de força e melhora muscular.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade