quinta-feira, 18 de abril de 2024

Especialista alerta para os cuidados com a saúde bucal infantil

Publicado em 27 de outubro de 2021, às 9:43

Praticar uma boa higiene bucal é um cuidado que precisa ser iniciado já na amamentação, antes mesmo de surgirem os primeiros dentes de leite. Criar uma rotina de higiene aliada aos bons hábitos alimentares garantem as crianças saúde bucal na infância e um sorriso mais bonito por toda a vida adulta. 

O dentista e coordenador do curso de Odontologia da faculdade Pitágoras, George Nascimento, explica que no período de amamentação é de extrema importância realizar a limpeza bucal das crianças. “A limpeza da cavidade bucal em bebês deve ser realizada com o auxílio de uma gaze ou fralda umedecida em água fervida, onde deve-se passar em todo o tecido gengival, e de forma suave pelo céu da boca, além da língua e debaixo desta região.  Uma vez ao dia”, orienta o professor.  

De acordo com o dentista os hábitos da família, dos pais, determinam o comportamento que os filhos adotarão no futuro em relação aos cuidados com a saúde bucal. “O comportamento e atenção devida à higiene bucal do seu filho é extremamente importante para que a sua saúde bucal seja preservada. A forma correta de escovação, as técnicas que devem ser utilizadas, bem como a frequência, são fatores primordiais para a prevenção de doenças relacionadas à boca”, comenta. 

O especialista alerta os pais que o acompanhamento odontológico deve ser realizado periodicamente a cada seis meses começando na infância, para que a criança cresça sem medo e crie um vínculo afetivo com o profissional. “É imprescindível que a visita ao dentista vire uma rotina periódica de seis meses. A maioria dos achados bucais são encontrados pelo cirurgião dentista, profissional capacitado para tal função. A promoção, prevenção e tratamento precoce sempre será o melhor trajeto, evitando procedimentos invasivos ou até mesmo, que comprometam a função é estética da criança”, explica. 

Para auxiliar os pais a cirurgiã dentista preparou algumas dicas: 

– Participe do momento da escovação dos dentes e explique os benefícios para a criança; 

– Para as grávidas fique alerta a saúde bucal, pois em alguns casos quando a mãe possui cáries é possível que tenha contaminação precoce da cavidade bucal por Streptococcus mutans, que contribui para a formação de cárie nas crianças; 

– Pais ou responsáveis devem escovar os dentes das crianças 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir, passando a escova com movimentos circulares ao redor dos dentinhos suavemente. Além disso, lembre-se de sempre escovar a língua também. O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado. Desse modo, não é preciso passar o fio de forma agressiva, mas sim limpar de forma suave em torno do dente e perto da gengiva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade