sexta-feira, 29 de março de 2024

UEMASUL forma lista tríplice com candidatos a Reitor e Vice-reitor

Publicado em 11 de outubro de 2021, às 14:29
Fonte: Ascom – UEMASUL

Foi realizada na última sexta-feira (08) a votação para composição da lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-reitor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A eleição, que aconteceu de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), teve início às 8h da manhã e encerrou às 21h. O resultado foi divulgado na mesma noite, às 21h30, por meio de edital específico.

Ao todo, cinco chapas concorreram ao pleito para escolha dos novos dirigentes dos cargos máximos da UEMASUL.

As professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco de Lima, candidatas a Reitora e Vice-reitora, respectivamente, da chapa 1, denominada “DialogAção”, ocupam o primeiro lugar da lista, com soma ponderada e normalizada de 0,574.

Em seguida, a professora Elizabeth Nunes Fernandes e o professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, atuais Reitora e Vice-Reitor da universidade, da chapa 3, denominada “Para a UEMASUL Seguir Avançando”, ocupam o segundo lugar na lista, com soma ponderada e normalizada de 0,537.

E no terceiro lugar aparecem as professoras Regina Célia Costa Lima e Carmem Barroso Ramos, candidatas a Reitora e Vice-Reitora da chapa 4, “Esperançar”, com soma ponderada e normalizada de 0,489.

A soma ponderada e normalizada reflete o Índice de Preferência da Comunidade no Candidato (IPCC), obtido a partir do cálculo dos votos de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, conforme consta no Regimento da Reitoria, que normatiza o processo eleitoral.

A lista tríplice com os nomes das três candidaturas escolhidas pela comunidade acadêmica da UEMASUL será homologada durante reunião do Conselho Universitário (CONSUN), órgão deliberativo superior da universidade, e em seguida será encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Estadual, que irá escolher e nomear uma das três candidaturas para ocupar os cargos de Reitor e Vice-reitor.

A primeira eleição para os cargos máximos da Gestão Superior realizada na UEMASUL transcorreu dentro da normalidade, conforme explica a presidenta da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos. “O processo se deu de forma tranquila, tivemos apenas uma ocorrência que foi registrada ao final do dia, de propaganda irregular, que foi registrada em Ata e será avaliada pelo CONSUN. Tivemos agora a divulgação do resultado e estou muito satisfeita pela tranquilidade do processo que foi realizado com a máxima lisura”, afirmou.

A eleição contou com a participação de 53,1% da comunidade acadêmica, sendo 93% dos docentes, 98,7% dos servidores técnico-administrativos e 47,4% dos discentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade