quinta-feira, 28 de março de 2024

Comunidade acadêmica da UEMASUL vota nesta sexta-feira (8) para Reitor e Vice-reitor

Publicado em 8 de outubro de 2021, às 8:03
Fonte: Assessoria – UEMASUL
A Comissão Eleitoral apresentando o sistema SIGEleição, durante a Eleição Simulada, realizada no dia 28 de setembro. Foto: Ascom/UEMASUL.

Nesta sexta-feira (08), das 8h às 21h, será realizada a eleição para composição da lista tríplice para os cargos de Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), para o quadriênio 2022-2025. O processo eleitoral deste ano será realizado de forma remota, pela plataforma SIGEleição, em decorrência da pandemia da Covid-19. Para entrar no sistema de votação, será necessário preencher os campos “usuário” e “senha” com os mesmos dados de acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

Para a pessoa com deficiência, estará disponível um computador com leitor de tela, no Núcleo de Acessibilidade Educacional (NACE), e um ledor para auxiliar no acesso ao SIGEleição, garantindo que todas e todas tenham plenas condições de exercer o direito ao voto. 

Poderão participar da votação os docentes do quadro de magistério superior, inclusive os visitantes e os substitutos; os alunos e alunas que estiverem regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação; os servidores e servidoras técnico-administrativos do quadro e os contratados em efetivo exercício.

O sistema SIGEleição conta com um sistema de votação similar ao que é utilizado na urna eletrônica dos processos de votação do Brasil. Está sendo utilizado pela primeira na UEMASUL, mas já foi utilizado em outras universidades, em mais de 1.600 diferentes eleições. É um sistema extremamente seguro, com controle de captcha, para evitar que algum tipo de robô tenha acesso, e todas as informações da votação são criptografadas. O voto será sigiloso e não identificado. 

A presidente da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos da Silva, reforça o convite para a comunidade acadêmica. “O voto é facultativo, mas é fundamental que todos participem desse exercício democrático. Como presidente da Comissão, convido todos os acadêmicos e acadêmicas, professores, professoras e servidores técnicos administrativos para acompanharem e participarem do processo eleitoral”.

Este ano, cinco chapas participam do processo eleitoral. Cada eleitor poderá votar em até três chapas, votar em branco ou anular o próprio voto. Não será possível votar separadamente para Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora de chapas diferentes. Também não será possível votar em uma chapa válida e votar nulo nas escolhas restantes. Ao optar por anular a primeira opção de voto, a votação será encerrada e gerado automaticamente o comprovante de votação do eleitor, para impressão ou arquivamento.

A Comissão Eleitoral, composta por cinco docentes, dois técnicos administrativos e dois discentes, foi instalada no dia 26 de agosto. O período de campanha começou no dia 18 de setembro e até 07 de outubro, véspera da eleição, às 23h59. A apuração da votação será feita pela Comissão Eleitoral, no auditório do Campus Imperatriz, após o encerramento da eleição, com início às 21h30.

A Comissão Eleitoral encaminhará oficialmente ao Conselho Universitário (CONSUN) o resultado do processo de eleição da lista tríplice, acompanhado do boletim de apuração do pleito, gerado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI/UEMASUL). Após a homologação pelo CONSUN, a lista tríplice, composta pelos nomes dos candidatos mais votados, será encaminhada pela presidente do CONSUN, reitora Elizabeth Nunes Fernandes, ao Chefe do Poder Executivo Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade