quinta-feira, 28 de março de 2024

Iniciadas as inscrições para a seleção de mestrado em Sociologia da UFMA

Publicado em 1 de outubro de 2021, às 7:40
Fonte: Redação com informações da Diretoria de Comunicação da UFMA

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão iniciou nesta quinta-feira (30) as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). O prazo encerra no dia 29 de outubro. Foram ofertadas 25 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 (cem reais).

O Programa está dividido em duas linhas de pesquisa: Questões urbanas e rurais – etnia, cultura, identidade, alteridades e territorialidades; Instituições, construção e reprodução social das diferenças – educação, poder, sociabilidades, ações coletivas e representações sociais. O público alvo são os graduados em Ciências Sociais e/ou demais áreas do conhecimento científico.

As inscrições serão realizadas por meio do SIGAA. Os interessados devem preencher o formulário e enviar a seguinte documentação digitalizada e anexada em formato PDF: formulário de inscrição preenchido; fotografia 3×4; RG e CPF; comprovante do pagamento da taxa de inscrição; diploma de conclusão do curso ou declaração de previsão de conclusão; histórico acadêmico; currículo lattes atualizado com documentação comprobatória; declaração funcional de servidor da UFMA (quando for o caso); comprovação de proficiência em idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol) e anteprojeto de pesquisa com no máximo 10 laudas.

A confirmação do recebimento de documentação de inscrição será encaminhada ao e-mail indicado pelo candidato. Quem não receber a confirmação dentro do prazo de inscrição, deverá entrar em contato com a coordenação do PPGS através do endereço eletrônico: [email protected]. É proibido o envio de documentos complementares fora do período de inscrição. O deferimento das inscrições será divulgado posteriormente.

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deve enviar um e-mail para a comissão organizadora do processo seletivo ([email protected]) até às 18h do dia 13 de outubro, encaminhando os documentos exigidos em edital: requerimento assinado, cópia do RG, cópia do número de identificação social (NIS) ou comprovante de cadastro atualizado emitido pelo portal Consulta Cidadão. O resultado das solicitações deferidas será divulgado no dia 15 de outubro.   

A seleção ocorrerá no período de 09 de novembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022. As etapas serão de caráter eliminatório e classificatório, adotando os seguintes critérios: análise do anteprojeto de pesquisa; prova oral de conhecimentos; defesa oral do anteprojeto; entrevista e análise curricular. A classificação será divulgada em ordem decrescente, no dia 21 de janeiro. A matrícula dos aprovados será realizada em março de 2022.

Confira aqui todas as informações do EDITAL AGEUFMA Nº. 68/2021.

Saiba Mais

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia é recomendado e aprovado pela CAPES segundo a portaria MEC nº 447. O Curso de Mestrado em Sociologia, na modalidade acadêmica, com duração regulamentar de vinte quatro (24) meses, será integralizado com o cumprimento de disciplinas e atividades obrigatórias e optativas, totalizando trinta e duas (32) unidades de crédito, ou quatrocentos e oitenta (480) horas de aula, incluindo a elaboração da dissertação, conforme Regimento Interno do Programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade