quinta-feira, 28 de março de 2024

Maranhão anuncia terceira dose de vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos

Publicado em 26 de agosto de 2021, às 7:53
Fonte: Assessoria – Governo do Maranhão
Imagem: Reprodução/Facebook/Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

O Governo do Maranhão anunciou, para o dia 15 de setembro, o início da aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos. A administração da dose de reforço foi autorizada pelo Ministério da Saúde a partir de uma solicitação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), presidido pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula. 

Nesta primeira etapa, devem receber a vacina os idosos com mais de 70 anos e as pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. Entre os imunossuprimidos estão pacientes renais crônicos, pessoas em tratamento contra o câncer ou doenças como HIV.

“A terceira dose já vem sendo aplicada em outros países e vínhamos debatendo o assunto no âmbito do CONASS. A necessidade da dose de reforço à população mais frágil foi apresentada pelo conselho ao Ministério da Saúde, a fim de ampliarmos a proteção da população brasileira. Em paralelo a esse trabalho, seguimos incentivando e alertando as pessoas para que tomem a segunda dose da vacina, que garante a proteção contra a doença”, destaca o secretário Carlos Lula. 

Independente do imunizante utilizado na primeira e segunda dose, para a dose de reforço será utilizada uma dose de vacina da Pfizer, considerando estudos científicos e experiências de outros países, que indicam que uma terceira dose da vacina pode aumentar a proteção contra casos graves e hospitalizações entre idosos. 

A terceira dose será disponibilizada ao público-alvo gradativamente, de acordo com o envio das doses pelo Ministério da Saúde e o cronograma de aplicação estabelecido pelos municípios. 

Variante Delta

Medidas como a aplicação da dose de reforço e a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer (de 12 para 8 semanas) visam conter a transmissão da variante Delta, já em circulação no país e predominante em estados como o Rio de Janeiro.  

“A variante Delta é uma preocupação no estado. Ainda não temos confirmação da variante no Maranhão, mas todas as medidas estão sendo tomadas para proteger a população maranhense. Por isso, nosso apelo é para que todos se vacinem com as duas doses e para que os idosos e imunossuprimidos busquem a dose de reforço conforme o cronograma de seu município”, alertou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade