quinta-feira, 28 de março de 2024

UM ANO DE BOAS NOTÍCIAS SOBRE A REGIÃO TOCANTINA

Publicado em 23 de agosto de 2021, às 14:57
Imagem: Divulgação

Ano passado, ali por junho, eu tirei da gaveta um projeto antigo. Daqueles projetos que a gente fica acalentando há anos, sempre achando que uma hora vai dar pra sair.

Desde 2006, estou em Imperatriz, como professor do Curso de Jornalismo da Ufma. E, desde os primeiros meses na cidade, eu via que existia espaço para pensar, propor e efetivar a criação de um veículo de comunicação que tivesse como foco central a publicação de boas notícias.

Comecei planejando fazer um jornal impresso, porque o jornal O Progresso não saía nas segundas e a ideia era criar um hebdonadário (como se chamam os jornais semanais) que saísse exatamente neste dia. Teria inclusive o sugestivo nome de “Jornal de Segunda” – um dos meus trocadilhos infames…

Depois passei a pensar em uma revista. A ideia era que fosse uma revista fininha, que saísse mensalmente, especializada na cobertura de notícias do sul do Maranhão. Também tinha um nome que eu achava legal: “Revista Prisma”.

Depois pensei num blog, com cobertura diária e com repercussão do que também acontecia nas demais mídias. Este iria se chamar “Interblogs”.

Abandonei todos esses projetos e os troquei por um: a criação do site Região Tocantina. Pensei no site em 2018 e, dois anos depois, tomei a coragem de lhe dar uma concretude. Comprei o domínio e começamos a trabalhar nele em junho e, em agosto, no dia 23 de agosto, ia ao ar a primeira notícia.

A ideia se manteve, desde o projeto 01. O site é direcionado a publicar boas notícias sobre toda a região tocantina. Divulgamos matérias nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura, política, economia, dentre outras.

Temos ainda um espaço de entrevistas (já publicamos 20, quase uma a cada 15 dias) e temos hoje um time de 15 colunistas – colegas que, generosamente, atenderam ao nosso convite para publicar textos opinativos, dentro da sua competência e interesse. Colegas que eu faço questão de nominar, e entre os quais estou, honrosamente: Marcia Castelo Branco, Axel Britto, João Marcos, Linda Barros, Agostinho Noleto, Denisson Chaves, Helena Frenzel (escreve da Alemanha), Elson Araújo, Nertan        Silva, Hyana Reis, Any Alencar, José Neres, Laura Zacca e Artemisa Lopes (do canal Luna Solis).

Depois do site, criamos também as redes sociais para compartilhar o conteúdo. Temos uma página no Facebook, uma no Instagram e uma no Twitter.

E, com imensas dificuldades e sem nenhum patrocínio, chegamos com o site ao primeiro ano de vida. Agora, no ano 2, trazemos como novidades: a parceria com a jornalista Nícia de Oliveira, que assume a gestão integral do site, a colaboração da estudante de jornalismo Hérika Almeida e o início da captação de publicidade.

Nossa meta é, com o tempo, com os próximos aniversários, ser um site de referência para todas as pessoas que querem saber sobre as boas notícias da Região Tocantina. Confiamos na parceria de empresas, instituições, entidades e, principalmente, na parceria de quem é a razão de existir do projeto: você, leitor@.

Obrigado por estar conosco até aqui! E vamos adiante.

6 respostas

    1. Meu dileto confrade – MARCOS, é muito admirável, quando não nos acovardamos em busca da realização de um decente e, além do mais, útil à humanidade. Meus parabéns! Sucesso sempre!
      Muitíssimo obrigado, por me permitir o aprendizado sobre a palavra- HEBDONÁRIO! NÃO a conhecia! Um abraço!

  1. Bela iniciativa!!!
    A Região Tocantina precisa de pessoas desse quilate e ações dessa envergadura.
    Parabéns, professor Marcos Fábio e toda sua equipe!!

  2. Parabéns ao Marco Fábio e Equipe pelo site Região Tocantina. Valeu a pena partir de outros planos, como o de instigante e provocador título Jornal de Segunda até chegar à realização, após alguns anos.

  3. Meu dileto confrade – MARCOS, é muito admirável, quando não nos acovardamos em busca da realização de um decente e, além do mais, útil à humanidade. Meus parabéns! Sucesso sempre!
    Muitíssimo obrigado, por me permitir o aprendizado sobre a palavra- HEBDONÁRIO! NÃO a conhecia! Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade