quinta-feira, 28 de março de 2024

UNA-SUS/UFMA abre inscrições para cursos gratuitos e on-line nas áreas de Saúde

Publicado em 12 de agosto de 2021, às 8:44
Fonte: Diretoria de Comunicação da Ufma . Texto: Herika Almeida
Imagem: Freepik

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), da Universidade Federal do Maranhão, anunciou na última sexta-feira, dia 6, que estão abertas as inscrições para cursos gratuitos e on-line em quatro áreas: Odontologia, Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde e Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde. Todos os cursos são ofertados na modalidade a distância, autoinstrucional e possuem início imediato. Para mais informações acesse o Saiteava.

1. Odontologia:

Entre módulos individuais e programas de aperfeiçoamento, a UNA-SUS disponibiliza mais de cinco ofertas educacionais on-line na área de odontologia, totalmente gratuitas, com metodologia autoinstrucional e início imediato. Os cursos abordam o cuidado em saúde bucal, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. Público-alvo:cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, graduandos da área e demais interessados pela temática.

Confira as capacitações:

Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas (45h)

Assistência Odontológica para pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal (30h)

Assistência Odontológica para pacientes com DCNT: Doenças cardiovasculares (45h)

Assistência Odontológica para pacientes com DCNT: Pacientes com câncer (45h)

Cuidado em saúde bucal para pessoas em situações de urgências odontológicas (120h)

Cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde (45h)

Para realizar a inscrição, acesse o Link.

2. Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde:

Os cursos do Programa de “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde” possuem quatro módulos. Três já estão disponíveis e o quarto e último será lançado em breve. Nessa modalidade, o aluno poderá realizar todos os cursos individualmente e obter o certificado com carga horária total de 120 horas.

O Programa reúne os seguintes temas no tocante à classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Básica: diretrizes e critérios que definem as diferentes modalidades de acolhimento na Atenção Primária à Saúde (APS); diferenças entre situações de urgência/ prioridades voltadas ao diagnóstico e tratamento em casos de doenças de pele, rinossinusites e síndromes gripais, sangramento genital anormal, tonturas e vertigens e a abordagem correta quanto ao atendimento de usuários hiperutilizadores, bem como o conhecimento da comunicação de más notícias e o manejo da Parada Cardiorrespiratória na APS. Público-alvo: Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, além de  graduandos interessados pela temática.

Confira as capacitações que fazem parte do programa:

Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde (30h)

Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 2 (30h)

Situações relacionadas ao atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (30h)

Para realizar a inscrição, acesse o Link.

3. Gestão em Saúde

Os cursos que integram o Programa de Formação “Gestão em Saúde” estão com três módulos disponíveis. Nessa modalidade, o aluno poderá realizar todos os cursos individualmente e obter o certificado com carga horária total de 135 horas.

O Programa reúne os seguintes temas relacionados à lógica organizacional do SUS e tomadas de decisão em saúde: Estruturação e Configuração do SUS; Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento. Atenção Primária à Saúde: construção e organização; Rede de Atenção à Saúde: trajetória histórica, conceitos e elementos de constituição da rede; Aspectos do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde; Instrumentos do planejamento orçamentário do governo; transferência e gestão de recursos federais; Atenção Primária à Saúde; financiamento da APS; previne Brasil.

Público-alvo: secretários (as) municipais e estaduais de saúde, coordenadores (as) de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em saúde.

Confira os cursos que fazem parte do programa:

Organização do SUS (45h)

Organização da Atenção à Saúde no SUS (45)

Mudanças no Financiamento do SUS (45h)

Para realizar a inscrição, acesse o Link.

4. Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde

As oportunidades educacionais na área de Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde dispõe de quatro cursos com cargas horárias independentes, ofertados na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e início imediato.

As ofertas trazem diferentes perspectivas quanto ao cuidado destinado à população PCD, com foco na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência para a sua efetiva inclusão na sociedade. Além disso, busca melhorar a qualidade de vida do usuário do sistema único de saúde que integra esse contexto.

Público-alvo: profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Confira as capacitações:

Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (30h)

Atenção à Pessoa Amputada (30h)

Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (30h)

Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção   de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (45h)

Para realizar a inscrição, acesse o Link.

Saiba Mais  

A UNA-SUS/DTED/UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações acesse o site UnaSus.

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade