sexta-feira, 29 de março de 2024

Parceria entre Suzano e Ascamari gera renda com reciclagem de Imperatriz

Publicado em 10 de agosto de 2021, às 15:42
Fonte: Assessoria de Comunicação da Suzano
Galpão de coleta de materiais recicláveis da Ascamari. Foto: Divulgação.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem apoiado a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), realizando a doação mensal de resíduos recicláveis, gerados nas operações florestais e industriais de sua fábrica em Imperatriz/MA. 

A Associação, fundada em 2010, realiza o serviço de coleta e destinação de recicláveis da cidade junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), contribuindo com a preservação do meio ambiente. Hoje a Ascamari é composta por 56 sócios distribuídos em pontos da cidade e na sua sede. 

O presidente da Ascamari, José Ferreira Lima, (Seu Zezinho), acrescenta que parcerias com as empresas e poder público são importantes para ampliar a coleta seletiva na cidade. “É muito importante darmos esse respaldo ambiental ao nosso planeta. Promover a educação ambiental é sempre muito útil! Ela é contínua e precisa se transformar em cultura, e quando assim transformada, começa a levar as pessoas a compreenderem a importância de preservar o meio ambiente”, pontua. 

E é por meio do projeto Reaproveitaê que os catadores, com o apoio de outras empresas da cidade e da Suzano, têm fomentado a educação ambiental, realizando diversas ações como oficinas de marcenaria, trabalho socioambiental com as crianças, conscientização em saúde, segurança e meio ambiente. Em 2021,  a empresa aderiu à iniciativa da Ascamari e desde então tem doado mensalmente para a associação, cerca de 800 kg de recicláveis.  

Imagem: Divulgação

Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da companhia, é o consumo responsável que tem como indicadores, a gestão dos resíduos sólidos em suas operações industriais, que possuem planos de gerenciamento de resíduos e procedimentos operacionais específicos, adotando o conceito dos 4 R’s (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Dessa forma, a gestão desses resíduos tem como foco a redução da geração na fonte e o aumento da reciclagem, além da sua reutilização interna. 

Assim, tornar a redução de resíduos uma prioridade oferece novas oportunidades para o crescimento sustentável das comunidades onde a Suzano atua. Ana Paula Pulito, Coordenadora de Meio Ambiente Florestal, reforça que iniciativas como essa conseguem abranger aspectos sociais que, alinhados às metas da companhia, também geram desenvolvimento e oportunidades. “Construímos metas robustas para a diminuição dos resíduos em nossas operações e a reciclagem é uma cadeia extremamente relevante para o nosso negócio. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda é possível contribuir positivamente com a renda das famílias que trabalham com a destinação e reaproveitamento desses materiais”, finaliza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade