quinta-feira, 28 de março de 2024

Silencioso e de difícil detecção, câncer de ovário é o terceiro tipo mais comum nas mulheres

Publicado em 21 de julho de 2021, às 7:51
Fonte: Assessoria de Imprensa da Oncoradium
Dra Germana Zélia, ginecologista da Oncoradium (Imagem: Divulgação).

Um tumor silencioso e de difícil detecção, é assim que os especialistas definem o câncer de ovário, o terceiro tipo mais comum da doença nas mulheres, perdendo apenas para o câncer do colo do útero e de mama. No Brasil, cerca de 6.650 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de ovário neste ano, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Devido à ausência de métodos de rastreamento, o câncer de ovário é, na maioria dos casos, diagnosticado tardiamente e já espalhado para outros órgãos, o que aumenta a letalidade da doença. Por conta disso, as mulheres precisam ficar atentas a alguns sintomas.

“Os sintomas mais comuns são: dor pélvica, distensão abdominal e alterações no hábito intestinal. Como não existem exames específicos para rastreamento, uma boa anamnese e exame clínico podem indicar exames adequados para um possível diagnóstico”, destaca a ginecologista da Oncoradium Imperatriz, Germana Zélia.

Ainda segundo a médica, esse tipo de câncer geralmente se manifesta no período posterior à menopausa, mas também pode acometer jovens em idade reprodutiva. A Dra. Germana Zélia ressalta que diagnosticar o tumor antes da disseminação aumenta as chances de tratamento. De acordo com ela, os fatores de risco que podem aumentar as chances do surgimento da doença são: idade, fatores reprodutivos e hormonais, infertilidade, histórico familiar e excesso de peso.

A recomendação é que as mulheres visitem anualmente o ginecologista, principalmente aquelas com histórico de câncer na família. Esse acompanhamento regular e alguns exames ajudam na detecção precoce do câncer de ovário. Vale ressaltar que o exame Papanicolaou não diagnostica câncer de ovário, como muitas pessoas pensam. Este exame é específico para detectar o câncer do colo do útero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade