sexta-feira, 29 de março de 2024

Aula Magna da UEMASUL realiza debate com presidente da UNE

Publicado em 14 de junho de 2021, às 7:49
Fonte: Assessoria de Comunicação da UEMASUL
Imagem: Divulgação

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realiza na segunda-feira (14), 19h, a Aula Magna de abertura do semestre 2021.1, que tem como tema “Educação Superior e Protagonismo Estudantil em tempos de pandemia: desafios e perspectivas”. O evento conta com a participação do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão.

A aula é aberta para o público em geral, com transmissão pelos canais da UEMASUL no Youtube, Twitter/Piriscope e Facebook. O evento marca o início do semestre nos três campi: Açailândia, Estreito e Imperatriz.

A reflexão sobre o tema “Educação Superior e Protagonismo Estudantil em tempos de pandemia: desafios e perspectivas” surge da valorização da presença estudantil para o desenvolvimento social, cultural e educacional da região e do país, compreendendo a importância do movimento estudantil como protagonista do processo de avanços e defesa do ensino público de qualidade.

DISCUSSÃO – Para a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, a participação do presidente da UNE na Aula Magna contribui para o estímulo da comunidade acadêmica no protagonismo da educação. “A UNE tem uma importância histórica na luta por direitos em diversos momentos do país, contribuindo para conquistas de condições de vida digna, do resgaste da democracia e defesa dos direitos sociais. Atualmente, tem como luta a defesa ampla e irrestrita à campanha “Vida, pão, vacina e educação”, contribuindo para a defesa de investimentos da educação pública, gratuita e de qualidade. A participação do presidente, Iago Montalvão, estimula a discussão sobre a organização e luta do movimento estudantil na Região Tocantina, em consonância com as ações que estão acontecendo em âmbito nacional”, destacou. 

O palestrante Iago Montalvão é estudante de economia da USP, ativista do movimento social brasileiro e atual presidente da União Nacional dos Estudantes. A mediação da palestra será feita pelo egresso da UEMASUL e membro do Conselho Estratégico Social (CONEST) da universidade, o historiador Alcindo de Holanda.

ACOLHIDA – As atividades acadêmicas relativas ao semestre 2021.1 tem início na manhã da segunda-feira (14) com a Acolhida Acadêmica. Evento que reúne as diretoras e diretores dos 22 cursos da universidade com objetivo de recepcionar e alunas e alunos para o ínicio das aulas. A acolhida Acadêmica será transmitida pelo canal da UEMASUL no Youtube, às 9:30.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade