quinta-feira, 28 de março de 2024

Mercado de trabalho: Entenda as diferenças entre Estágio e Trainee e aproveite as oportunidades

Publicado em 3 de junho de 2021, às 10:33
Fonte: Assessoria de Comunicação da Equatorial Maranhão
Imagem: Divulgação

Fundamentais para o processo de formação profissional, programas de estágio e trainee funcionam como porta de entrada para o ingresso de estudantes ou recém-formados no mercado de trabalho. Ambas as oportunidades permitem colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos no curso e proporcionam o desenvolvimento comportamental, como a capacidade de trabalhar em equipe, habilidade tão exigida pelas empresas. 

Não restam dúvidas sobre a importância de ambas as modalidades para o desenvolvimento profissional, mas é necessário também que não restem dúvidas sobre a diferença entre estágio e trainee. Apesar de serem voltados para o aprendizado e a experiência profissional, e às vezes serem usados como sinônimos, os dois constituem programas bem diferentes. 

ESTÁGIO – O programa de estágio é uma experiência profissional desenvolvida ainda durante o período de graduação, servindo de complemento ao processo de formação do estudante. Nesse tipo de programa o estudante trabalha sob supervisão de um profissional e em carga horária de até 6 horas diárias (30 semanais) para que consiga conciliar o trabalho com os estudos. Os contratos de estágio têm duração de um ano, podendo se estender até dois anos. A remuneração, que não é obrigatória, é chamada de bolsa-auxílio estudantil. 

O Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão Ytaquirate Soeiro, explica que a principal diferença está no tipo de vínculo que se estabelece entre estudantes ou recém-formados e empresas. “O estagiário não possui vínculo empregatício com a empresa e tem um pré-requisito básico, ele precisa necessariamente estar matriculado em um curso técnico ou de graduação. Enquanto que o Trainee já ingressa como empregado e normalmente é um profissional recém-formado, que será preparado para exercer atividades desafiadoras na empresa”, explicou Ytaquirate. 

TRAINEE – Os programas de Trainee funcionam como estratégias de recrutamento utilizadas por grandes empresas para atrair e reter jovens talentos com habilidades técnicas e socioemocionais, capazes de assumir posições estratégicas após seu período de integração. Esse regime é voltado para profissionais que acabaram de concluir a graduação e, por isso, já iniciam com vínculo empregatício e direitos trabalhistas assegurados. O trainee ingressa na empresa e já mergulha nos processos, conhecendo as metas e indicadores a serem alcançados com seu trabalho. Durante o programa existem capacitações, rotatividade nas áreas para que seja feito um mergulho nos processos da empresa. Desta forma ele passará a ter uma visão sistêmica da empresa, juntará seu conhecimento acadêmico recente com suas ideias inovadoras e poderá propor melhorias nos processos que conheceu na empresa, para ao final do programa ser direcionado para atuar em alguma área de maior afinidade com seu projeto dentro da empresa.  

Em 2012, o Engenheiro Eletricista Ângelo Lorenzo buscou oportunidades e se candidatou em programas de trainee logo ao final da sua graduação, conseguiu aprovações em alguns deles e na época escolheu vir para o Maranhão participar do Programa de Trainee da Equatorial Maranhão. Hoje ele ocupa cargo de liderança como Gerente de Estudos e Desempenho da Operação do Grupo Equatorial. “Hoje, olhando em retrospecto, posso dizer que fiz uma escolha clara e acertada, pois os valores da empresa estavam alinhados com os meus, os desafios chamavam ao desenvolvimento profissional e, principalmente, por causa do potencial de crescimento que se mostrou verdadeiro”. O programa de trainee foi a porta de entrada para o Ângelo, que consolidou sua carreira ao longo desses 10 anos, passando de Líder para Executivo e posteriormente Gerente, assumindo recentemente uma área corporativa com atuação em todo o Grupo Equatorial.  

EQUATORIAL ENERGIA – O Programa de Trainee 2021 da Equatorial Energia está com vagas abertas para as quatro distribuidoras do grupo: Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas. As inscrições podem ser realizadas através do site https://equatorialtrainee.across.jobs/ até o dia 06 de junho. Os candidatos interessados em participar da seleção devem ter, no máximo, dois anos de graduado nas seguintes áreas: Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Energia, Mecatrônica, Telecomunicações, Mecânica, Computação, Controle e Automação, Manutenção Produção), Administração, Economia, Contabilidade, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação. 

Para fazer do programa, que tem início previsto para agosto deste ano, é desejável que o candidato tenha inglês intermediário e, é essencial que tenha mobilidade para trabalhar nas cidades do interior dos estados de atuação do Grupo. Podem participar do processo seletivo os formados entre julho de 2019 e julho de 2021. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade