quinta-feira, 28 de março de 2024

Home Office: especialista dá dicas de exercícios para relaxamento

Publicado em 19 de maio de 2021, às 17:20
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Pitágoras
Imagem: Divulgação

A pandemia trouxe uma nova rotina para grande número de trabalhadores, com a adoção do home office.  Estudos apontam que 48% dos profissionais qualificados e com formação superior consideram a experiência do home office positiva, mas que ainda há espaço para aprimorar questões como o impacto do trabalho remoto na saúde. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar algum tipo de desconforto com o corpo e a mente.  

“Muitas pessoas estão trabalhando de casa e com isso, ficam muito tempo sentadas durante o dia. Por mais que estejam confortáveis, nosso corpo precisa de movimento e atividade, especialmente se quisermos manter um bom estado de saúde tanto físico e psicológico. É por isso que é tão importante fazer pausas ativas nestes tipos de situações”, explica o professor do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras Imperatriz, Cleyton Dias de Carvalho.

O especialista orienta que sejam feitas pausas durante a jornada de trabalho para levantar e fazer exercícios simples que envolvam os grupos musculares. “Exercícios de mobilidade articular, alongamento e relaxamento podem ser realizados no local de trabalho”, sinaliza.

A recomendação é fazer 10 minutos de exercícios a cada 2 horas de trabalho. “Os benefícios dessas atividades são a melhora do tônus ​​muscular e da postura, diminuição do estresse e aumento da autoestima e dos níveis de concentração”, explica.

Carvalho destaca que é preciso ter atenção com o pescoço. A sugestão é fazer uma massagem com as duas mãos na parte de trás na região superior das costas por 15 segundos. “Outra opção é, inclinando a cabeça, tentar tocar o peito com o queixo, levar ligeiramente o queixo para o lado direito por 10 segundos, e depois para o lado esquerdo”, detalha Carvalho.

Não sabe por onde começar? Têm três dicas valiosas, aqui, para você. Confira:

Extensão das pernas – Sempre que possível, consiga um espaço para esticar ao máximo suas pernas. Execução: sente-se no solo, estenda e junte as pernas. Se retirar as pernas do chão, incline-se para a frente.

Alongamento dos braços – O movimento semelhante ao se espreguiçar também é uma boa prática para aliviar dor na coluna. Entrelace os dedos e estique os braços para cima com as costas retas e segure por alguns minutos.

Flexão de pescoço – Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. Levante lentamente a cabeça, incline-a para trás e segure por mais 5 segundos. Repita esse movimento 5 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade