quinta-feira, 28 de março de 2024

Uemasul lança Especialização gratuita em Ciências Ambientais

Publicado em 10 de maio de 2021, às 11:05
Fonte: Assessoria de Comunicação da Uemasul
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Coordenadoria de Pós-Graduação, abriu, de 07 a 28 de junho, as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Ciências Ambientais, por meio do Edital nº 03/2021 – CPG/PROPGI/UEMASUL. A seleção ocorrerá no período de 01 a 07 de julho de 2021.

Aprovado durante a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUN) da UEMASUL, no dia 15 de abril, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) irá ofertar 40 vagas, com carga horária de 390 horas e duração de 17 meses. As aulas serão ministradas no método híbrido (online e presencial). A especialização é gratuita e o início das aulas está previsto para o mês de julho de 2021. 

O curso terá abordagens multidisciplinar e interdisciplinar, com o objetivos de formar pesquisadores que priorizem os desenvolvimentos sustentáveis local e regional, além de oferecer uma sólida qualificação em suas áreas específicas de pesquisa, visão sistêmica dos problemas ambientais, políticos e sociais da Amazônia oriental, entre outras questões fundamentais para o exercício profissional na área ambiental.

FOCO – O diretor do curso de Especialização em Ciências Ambientais, professor Jorge Diniz de Oliveira, fala da importância da capacitação desses profissionais para  a região, já que o curso irá abordar  os problemas ambientais, promover discussões e apontar soluções a respeito dos problemas de Imperatriz e região. 

“É preciso discutir as questões ambientais, já que ainda temos esgotos a céu aberto e não possuímos uma coleta adequada dos resíduos sólidos urbanos e industriais em nossa região. A finalidade do curso não é só formar profissionais, mas de termos pessoas que discutam, que tenham o entendimento do que está acontecendo, da forma com que o meio ambiente é tratado na cidade de Imperatriz e região. Não podemos nos acomodar com essas situações. Esses professores, após o curso, terão a oportunidade de levar essas discussões para as salas de aula, conscientizando mais pessoas em busca de soluções para as nossas questões ambientais”, destacou.

A especialização em Ciências Ambientais irá contemplar quem trabalha em indústrias na região e os profissionais que atuam junto a órgãos de fiscalização e qualidade, desenvolvendo atividades que contribuam para a preservação e conservação do meio ambiente, detectando, avaliando e apontando soluções para os problemas gerados pelo uso inadequado e indiscriminado dos recursos naturais pela contaminação dos sistemas físico, químico e biológico.

NOVOS CURSOS – Durante a reunião do CONSUN, além da Especialização em Ciências Ambientais, foram aprovados mais quatro cursos de Pós-Graduação Lato SensuEspecialização em Recuperação de Áreas Degradadas (Edital aberto)Especialização em Produção AnimalEspecialização em Docência em Saúde, e Especialização em Gestão de Clínicas e Consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade