sexta-feira, 29 de março de 2024

Dia da Educação: Pandemia acelera o ensino digital

Publicado em 28 de abril de 2021, às 11:39
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Pitágoras
A educação está cada vez mais ligada à tecnologia. Imagem: Divulgação

Hoje, 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação. Diante de todos os desafios na pandemia, é possível observar o processo de transformação nesta área. O momento é marcado por um grande “boom” tecnológico que integrou a internet e a educação, caminhando juntas e trazendo avanços no ensino do Brasil. Esse “match”, que já era esperado para o futuro por especialistas, foi acelerado pelo isolamento social. 

O especialista em educação digital e coordenador da Faculdade Pitágoras Imperatriz, Kennedy Veloso, explica que a pandemia impulsionou um processo que já vinha acontecendo gradativamente.  “O ensino a distância  (EAD) já ocorria antes mesmo dos computadores e sistemas de informação se inserirem no processo, com muitas pessoas que cursaram até ensino superior por meio de materiais enviados via correspondência, ou seja, a tendência de não precisar estar fisicamente presente já existe há muito tempo”, detalha Veloso. 

O isolamento social provocou a aceleração desse processo, junto a todo o aparato tecnológico que está cada vez mais acessível. “O barateamento dos sistemas de informação e o aumento do leque de aparelhos com acesso à internet colaborou neste processo de transformação digital”.  

Ele destaca que, atualmente, a comunidade escolar, principalmente os estudantes, estão mais adaptados com os ambientes virtuais de aprendizagem. “Como coordenador, hoje, percebo uma resistência bem menor a esse movimento. O manuseio dos ambientes virtuais de aprendizagem ficou mais fácil e se tornou mais dinâmico, com uma arquitetura mais próxima dos aplicativos e programas já usados pelos estudantes no dia a dia. Outro ponto é que os acadêmicos estão cada vez mais propensos à autonomia de fazer seu próprio horário de estudo”.  

Será que esse “boom” tecnológico veio para ficar na educação? O especialista acredita que não somente na educação, mas em todos os setores da sociedade. “A educação tem que ‘puxar a fila’, ao passo que as tendências tecnológicas e de inovação tendem a ser desenvolvidas no meio acadêmico e migrar dele para a sociedade. O mundo corporativo já entendeu, vem se reestruturando e encontrando novas formas de vínculos de trabalho, revendo o conceito de produtividade, e assim também está ocorrendo com a educação”, acrescenta. 

O especialista listou algumas tendências para o futuro do ensino que já estão começando a acontecer e outras que virão com o “novo” normal: 

Gamificação 

A primeira delas é a gamificação, que consiste na exploração de jogos para acabar com a visão de ensino engessado e metódico, tornando o aprendizado mais leve, divertido e contextualizado. Algo que é ideal para alunos que estão em uma fase de vida movimentada, cheia de informações e bastante conectada. 

Dessa forma, fica mais fácil transmitir conhecimentos, auxiliar a assimilação de novos saberes, e discutir exemplos fictícios e reais. De quebra, estimula tanto a interação entre alunos e professores, quanto o interesse do seu filho em continuar aprendendo, mesmo fora da escola. 

Salas de aula virtuais 

Outra tendência do futuro da educação são as salas de aula virtuais, ou seja, plataformas online nas quais os alunos podem acompanhar o conteúdo de cada matéria de forma remota e com a possibilidade de assistir às aulas quantas vezes desejar.  

As salas de aula virtuais podem ser acessadas quando os alunos tiverem dúvidas, quiserem estudar a fundo os assuntos ministrados pelos professores ou decidirem fazer resumos para as avaliações de cada etapa. Afinal, tal recurso permanece sempre disponível no sistema e ainda traz indicações de materiais didáticos, com o objetivo de facilitar o aprendizado. 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial na educação busca aproximar os estudantes da atual realidade tecnológica disponível na sociedade. Isso permite não só a familiarização e o uso otimizado de aparelhos, programas, softwares e recursos digitais no estudo das diferentes áreas de conhecimento, mas a compreensão do processo de criação, desenvolvimento e funcionamento desses aparatos. 

Além disso, com o acesso a esses equipamentos em sala de aula, o estudante tem como complementar o conteúdo dado pelo professor por meio de pesquisas, da visualização de material audiovisual e de experiências virtuais (como a realidade aumentada). 

Aprendizagem colaborativa 

A aprendizagem colaborativa envolve muito do que falamos sobre a autonomia do estudante no ambiente educacional. Isso porque ele não fica apenas sentado na carteira esperando o professor dar a matéria de maneira expositiva e, no fim, passar exercícios. Ao contrário, ele é chamado a participar e se envolver intensamente com o conteúdo. 

Para isso, são promovidos debates, reflexões, investigações, pesquisas, leituras em grupo e muitas outras atividades que permitem uma imersão dos estudantes no assunto a ser estudado. Consequentemente, garante aos alunos o desenvolvimento de uma maior capacidade crítica para analisar os conteúdos, levantar pontos de vista diferentes, pensar em alternativas para a sua aplicação na atualidade etc. 

Robótica 

Outro exemplo de tecnologia na educação é o uso da robótica no contexto escolar, que complementa as aulas teóricas e auxilia o ensino de conteúdos práticos. Além disso, ela permite que os alunos façam experimentos para testar os próprios conhecimentos e, assim, possam entender, de forma dinâmica e interativa, como as ciências são capazes de desenvolver produtos e aparatos eletrônicos que facilitam o nosso dia a dia. 

Uma resposta

  1. Seu conteúdo ficou muito bem feito, acredito que só
    precisa alcançar novas pessoas que ainda não conhece o
    seu site/blog para ter maiores resultados e tenho certeza
    que posso te ajudar nisso. Se tiver interesse pesquise no
    google pela plataforma TrafegoParaSite com Br e
    Cadastre-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade