quinta-feira, 28 de março de 2024

FAMÍLIA JURITI

Publicado em 13 de abril de 2021, às 15:46
Imagem: site Pássaros Exóticos

Saiu do ninho bem quietinha. Antes um canto contínuo, para nós humanos de natureza triste, para elas, talvez um modo natural de se comunicar. O canto ecoou uma, duas, três. Na quarta vez, outro (a) semelhante chegou. Não de uma vez. Veio por longe analisando o terreno. O instinto que a mãe natureza lhe deu indicava uma presença humana naquele pedaço de chão; no caso, meu quintal, e deixou um pouco assustado aquele belo pássaro. Mesmo assim, seguiu adiante. Primeiro em cima do muro, depois o bicho pousou suavemente no solo. Um ou dois saltinhos à frente, olhou para cima, reuniu forças e de um só lance de voo chegou ao ninho onde a outra já aparentava certa inquietação. 

A conclusão a que cheguei a partir da observação daquela cena é que ali se tratava de uma “troca de turno” por conta da responsabilidade de cuidar dos dois filhotes ainda sem penas, e por isso carentes de cuidados naquele ninho sujeito a predadores. O chegante, acredito que o macho, aparecia naquele instante depois do chamado (canto) para cuidar dos “meninos”, enquanto a que tinha passado a noite e madrugada no ninho voou rapidamente dali. Era um domingo, e sem muitas tarefas naquele dia, corri e me armei com minha máquina fotográfica. Decidi ficar ali quietinho observando aquela cena, digamos, de família.

Não marquei, mas acredito que uma hora depois a outra criatura voltava do voo. Houve um cumprimento protocolar e o outro logo partiu.

Quietinho fiquei ali igual a curió na muda observando e discretamente fazendo algumas fotos, que era para não assustar aquele arranjo familiar.  Segundos depois, uma folia danada no ninho. Encerrava ali minha curiosidade: a juriti pupu, a espécie identificada no meu quintal, voltou. Tinha saído para buscar alimento para os filhotes, que, uma semana e meia depois, criaram asas, aprenderam a voar e foram embora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade