terça-feira, 26 de outubro de 2021

UM OUTRO BBB

Publicado em 12 de março de 2021, às 17:52
Fundação Darcy Ribeiro disponibiliza, gratuitamente, livros da Biblioteca Básica Brasileira para download.
Fonte: Da Redação
Imagem: Fundação Darcy Ribeiro

Hoje está na “boca do povo” o Big Brother Brasil. Todos nós, em maior ou menor grau, acabamos sendo afetados pelas tramas e tramoias da “casa mais vigiada do país”.

Mas tem um outro BBB a que você pode ter acesso. Gratuitamente. No conforto do seu lar. No seu computador, tablet e celular.

A Fundação Darcy Ribeiro está permitindo o acesso gratuito à coleção de livros da sua Biblioteca Básica Brasileira.

Ao todo, a biblioteca é composta por 50 obras clássicas da literatura e do pensamento científico brasileiros,  produzidas a partir do século XVI. Os livros estão dentro da temática geral, definida pelo próprio Darcy Ribeiro para o projeto, que incluem: o Brasil e os brasileiros; Os cronistas da edificação; Cultura popular e cultura erudita; Estudos brasileiros e Criação literária.

DESTAQUES: entre os 50 livros já disponíveis, é possível achar obras como: Hans Staden (a primeira obra publicada sobre o Brasil, em 1564), História da Literatura Brasileira, de José Veríssimo, Obras Seletas, de Rui Barbosa, Sermões, do Padre Antônio Vieira, Tratado Descritivo do Brasil em 1587, de Gabriel S. de Sousa, Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.

Para o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, arquiteto José Ronaldo Alves da Cunha, “Com o objetivo de reunir as narrativas relevantes acerca da nossa identidade e da nossa história, Darcy Ribeiro fundou a Biblioteca Básica Brasileira. Tudo o que nós desejamos é que se resgate o prazer da leitura, o gosto pela escolha de conteúdos relevantes e uma maior consciência de nossa realidade”.

HISTÓRICO: A ideia da BBB foi formulada ainda em 1962, quando Darcy Ribeiro tornou-se o primeiro reitor da Universidade de Brasília/UNB. Quando, em 1963, ele assumiu como ministro da Educação, viabilizou a publicação dos primeiros 10 volumes da biblioteca, com tiragem de 15.000 exemplares, totalizando 150 mil livros. Os primeiros 50 volumes foram produzidos com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, contando com o patrocínio dos Correios e da Petrobras, a participação da Fundação Biblioteca Nacional e da Editora Universidade de Brasília.

O projeto da biblioteca possui as versões impressa e online. Os livros impressos são distribuídos de forma gratuita para universidades e bibliotecas públicas de todo o Brasil. Os digitais são baixados, diretamente, do site da Fundação.

O projeto prevê uma coleção composta de 150 títulos.

Para ter acesso à BBB, clique aqui: https://www.fundar.org.br/projetos/biblioteca-basica-brasileira

DARCY RIBEIRO:  Foi antropólogo do Serviço de Proteção aos Índios, criador do Museu do Índio e, em parceria com os irmãos Villas-Boas, formulador do Parque Indígena do Xingu. Também foi o criador do projeto da UNB. Foi ministro da Educação e ministro-chefe da Casa Civil durante o governo de João Goulart; vice-governador do Rio de Janeiro em 1982, secretário de Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação; senador da República de 1991 até sua morte, em 1997.Foi exilado durante o governo militar, passando por  diversos países da América Latina. Neste período,  atuou como pesquisador, professor e reformador de universidades. Sua produção intelectual o levou à Academia Brasileira de Letras (ABL), para a cadeira 11, em 1993.

3 respostas em “UM OUTRO BBB”

Dentro dos projetos para democratização da informação, o que vai aqui capitaneado pelo arquiteto José Ronaldo Alves da Cunha, presidente da Fundação Darcy Ribeiro, pode ser considerado de extrema importância para os brasileiros carentes de cultura e educação.

Pretty great post. I just stumbled upon your weblog and wanted to
mention that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts.
After all I will be subscribing for your rss feed and I am hoping you write again very soon!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: