quinta-feira, 28 de março de 2024

Cursos da UFMA têm notas positivas no CPC 2019

Publicado em 17 de dezembro de 2020, às 9:41

Índice do MEC avalia a qualidade geral dos cursos de graduação no país

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA

SÃO LUÍS – Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019, referente ao ciclo verde, que abrange os bacharelados de agrárias, saúde e afins, além dos eixos tecnológicos de “Ambiente e Saúde”, “Produção Alimentícia”, “Recursos Naturais”, “Militar e Segurança”. Nessa avaliação, que atribui notas de 1 a 5 aos cursos de graduação brasileiros, a UFMA obteve 100% de resultados: duas notas máximas obtidas pelos cursos de Engenharia Ambiental do Câmpus de Balsas e de Engenharia da Computação do Câmpus São Luís; quinze graduações com notas 4 e quatro com notas 3.

O CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); o corpo docente (com informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (nas informações do Questionário do Estudante do Enade).

“O Inep acabou de divulgar os resultados do CPC dos cursos avaliados em 2019, que se soma aos resultados dos dois outros indicadores já divulgados em outubro, Conceito Enade e o IDD. Lembro que o CPC é o principal indicador de qualidade no âmbito do curso, sendo inclusive utilizado como referência para fins de supervisão pelo MEC. A exemplo do conceito Enade, a UFMA foi muito bem, resultados que refletem a qualidade dos cursos e do trabalho da Universidade”, declarou o procurador Educacional Institucional Romildo Sampaio.

O procurador Educacional institucional reforçou que o CPC é a “cereja do bolo”, sendo o mais importante dos indicadores de qualidade da graduação, pois reúne todos os outros em sua composição. O CPC, conforme sua explanação, é importante para os processos de regulação e revisão dos cursos de graduação e compõe parte da matriz de distribuição orçamentária da rede federal de educação profissional científica e tecnológica, e é parte da matriz de custeio e capital que é utilizado pelo Governo Federal para formular uma série de programas de políticas públicas, como o Prouni, o Pibic, o Parfor, o Fies, entre outros.

Ciclo Verde

O professor Romildo Sampaio destacou que, no Maranhão, entre 146 cursos avaliados em 2019 pelo Ciclo Verde, a UFMA obteve duas notas 5 das três de todo o estado, além do quê, entre 34 cursos maranhenses com nota 4, 17 foram da Universidade Federal do Maranhão. Dos 37 cursos com excelência no estado, 19 são da UFMA, em que o curso de Agronomia de Chapadinha foi o quinto com maior CPC nas regiões Norte e Nordeste. Os cursos de Engenharia Ambiental de Balsas e de São Luís detêm o segundo e terceiro maior CPC no Brasil, respectivamente, entre 292 graduações da mesma área do Brasil. O curso de Engenharia da Computação foi o nono com maior nota no país e o segundo com maior nota no Nordeste. O curso de Engenharia de Alimentos de Imperatriz conta com a terceira maior nota entre instituições nordestinas. A graduação em Engenharia Química de São Luís é a nona maior do Nordeste, o curso de Farmácia tem a terceira maior nota do Nordeste, e o Bacharelado em Nutrição tem a sexta maior nota do Nordeste. Confira todas as notas.

Imagem: UFMA

Ciclo Vermelho

No Ciclo Vermelho da avaliação do Inep, realizado em 2018, com cursos de bacharelado nas áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos “Gestão e Negócios”, “Apoio Escolar”, “Hospitalidade e Lazer” e “Produção Cultural e Design”, nove cursos nove cursos da UFMA foram avaliados positivamente. Veja na lista.

Imagem: UFMA

Ciclo Azul

No Ciclo Azul, avaliado em 2017 entre os bacharelados das áreas de Ciências Exatas e áreas afins, as licenciaturas e os eixos tecnológicos de “Controle e Processos Industriais”, “Informação e Comunicação” e “Infraestrutura e Produção Industrial”, 29 cursos da Universidade Federal do Maranhão obtiveram notas positivas, como constam na lista abaixo.

Imagem: UFMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade