sexta-feira, 29 de março de 2024

WHEY PROTEIN, benefícios e aplicações terapêuticas não conhecidas.

Publicado em 23 de novembro de 2020, às 9:10

Anyvlis Alencar – Nutricionista, especialista em nutrição infantil

Imagem: UOL

Quando pensa-se em Whey Protein (WP) associa-se de imediato com a imagem de atletas ou praticantes de atividades físicas tentando ganhar grandes volumes de massa muscular. Esta associação levou a uma limitação do uso do Whey apenas para hipertrofia muscular, no entanto uma série de estudos mostram inúmeros benefícios para pessoas que estão longe das academias e podem se beneficiar de seu uso.

O que é o whey protein?

É uma proteína de alto valor biológico, extraída do soro do leite. É uma proteína mais completa, pois contém todos os aminoácidos que participam da formação dos músculos e tecidos. Além disso, participam de funções metabólicas importantes como reguladores da função imune, anti-hipertensivos, detoxificante e antimicrobianos.

A vantagem do WP sobre o ganho de massa muscular está relacionada ao perfil de aminoácidos principalmente de leucina que tem sido associada ao processo de ativação da iniciação da síntese proteica.

Quais os benefícios desconhecidos do whey protein?

O whey pode ser utilizado terapeuticamente em várias condições, como:

Câncer: sua ação detoxicante e imune estimulante agem como efeito preventivo para o câncer. Porém sua utilização maior é durante ou após os tratamentos de radioterapia e quimioterapia para recuperar massa muscular e caquexia (Estado geral de doença que envolve perda de peso marcante e perda de massa muscular. Grau extremo de enfraquecimento), tendo em vista que pacientes que são submetidos a esses tratamentos muitas vezes apresentam um quadro nutricional grave, levando à perda de peso, perda de massa muscular e desnutrição protéico-calórica.

Sarcopenia (perda de massa muscular): A sarcopenia é um problema sério para o idoso, pois vai reduzindo cada vez mais sua capacidade funcional. Independentemente da causa, o Whey é a melhor opção para recuperação e ganho de massa muscular em qualquer idade.

Hipertensão Arterial: A alfa e beta-lactoalbumina apresentam efeito de bloqueio na conversão da angiotensina, além deste efeito hipotensor confirmado por vários estudos o Whey melhora a função vascular pelo seu poder antioxidante. Durante a digestão pelas enzimas gastrintestinais e fermentação do leite por culturas de bactérias, esses peptídeos se tornam ativos, reforçando a resposta imunológica, o controle da hipertensão arterial e atividades anticancerígenas, atuando assim como um poderoso antioxidante.

Doenças Infecciosas: o uso do Whey leva ao aumento da glutationa no corpo, inclusive dentro dos linfócitos, aumentando a imunidade. Estudos realizados em humanos portadores de HIV suplementados com proteínas isoladas do soro de leite foram eficazes na melhora do sistema imunológico. Onde ficou comprovado sua capacidade em ajudar a aumentar CD4 (linfócitos que ajudam na defesa do corpo) e a melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Nas hepatites B e C, na sua forma crônica, estudos mostram benefício do uso do WP em produzir o processo inflamatório e as enzimas hepáticas.

A utilização dessas proteínas nas formas de concentrados e isolados protéicos evidencia propriedades muito favoráveis à saúde no sentido de diminuir o risco de doenças. Enfatizou-se as propriedades das proteínas do soro de leite e de peptídios delas resultantes no estímulo ao sistema imunológico, na proteção contra microrganismos patogênicos e contra alguns tipos de vírus como o HIV.

Doenças Hepáticas: apresenta importante efeito sobre a regeneração do fígado, podendo ajudar na esteatose hepática não alcóolica, pois regula a formação de gordura pelo fígado. Seu uso nas hepatites B e C, em sua forma crônica, estudos mostram benefício em reduzir o processo inflamatório e as enzimas hepáticas.

Doenças Cardíacas: Além do ganho de força que o Whey produz, e redução da pressão arterial, este apresenta uma melhora importante no perfil lipídico. Estudos mostram que o uso do Whey Protein reduz o triglicerídeo, aumenta o colesterol bom (HDL) e protege do estresse oxidativo das refeições ricas em gorduras em carboidratos.

Auxiliar em Dietas: Por estimular a produção e liberação de Colecistoquinina (CCK – hormônio gastro-intestinal que estimula a contração da vesícula biliar e secreção de enzimas do pâncreas, com digestão de Carboidrato, gordura e proteínas) e Peptídeo Semelhante a Glucagon-1 (GLP-1 – hormônio intestinal que aumenta a secreção de insulina) e por inibir a Grelina (também conhecida como o “hormônio da fome”), o Whey possui a importante ação de provocar a saciedade. Além de reduzir o apetite, reduz a perda da massa muscular durante as dietas.

Fórmulas Infantis: Para crianças com alergia ao leite de vaca (caseína) e intolerâncias alimentares, o uso do Whey Protein Hidrolisado (H-WP) vem sendo progressivamente utilizado como substituto do leite em pó. Na impossibilidade de ser amamentada, a criança pequena reduz o tempo de cólica e previne a incidência de dermatite atópicas e outras alergias.

Uso Pós-operatório: Por ser uma proteína tipicamente anabolizante, nada mais indicado que seu uso para a recuperação de pós-operatórios e queimaduras. O WP é uma excelente opção proteica para uso após a cirurgia bariátrica devido a sua fácil digestibilidade e absorção. A permanência estomacal da proteína do soro do leite durante o processo digestivo é curta em relação a outras fontes proteicas mais complexas. As vantagens desse whey, além da qualidade e alta absorção são a boa dose de BCAAs e cálcio, baixo nível de carboidratos e gorduras, além de não conter açúcar, conservantes e corantes artificiais.  Por se tratar de uma proteína isolada, a lactose está presente mas em quantidades muito baixas, o que evita o risco de alergia alimentar como efeito colateral.

As proteínas do soro têm sido muito usadas pela indústria de alimentos, em diversas áreas, por esse motivo ainda há muito o que ser estudado.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade