quinta-feira, 28 de março de 2024

Biblioteca Incentiva recebe doações de livros

Publicado em 11 de novembro de 2020, às 19:53
Padre Ernane se esforça para manter viva a biblioteca.

Há 15 anos, uma biblioteca comunitária muda a vida de um povoado em João Lisboa.

Da Redação.

No município de João Lisboa, distante 12 quilômetros de Imperatriz, existe um pequeno povoado chamado Bom Lugar. Ali, desde 2005, funciona a Biblioteca Incentiva. É um espaço pequeno, mas recheado com cerca de 3 mil livros, que atende diretamente a 250 pessoas, a maioria estudantes.

O projeto é coordenado pelo padre Ernane dos Santos Conceição, que faz um grande esforço para manter a biblioteca limpa, sempre aberta e com atividades voltadas para a leitura e o estudo. Todos os estudantes que quiserem podem frequentar a biblioteca de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11:30, das 13:30 às 17:30 e das 19:30 às 22:30 e também no sábado.

A biblioteca tem um acervo bem variado, formado pela doação de pessoas que souberam do projeto e resolveram ajudar. E também daquelas que têm livros e precisam doar. Os livros atendem a crianças, jovens, adultos e moradores da terceira idade.

Também tem gente, empresas e entidades da sociedade civil que ajudam financeiramente, para manter a limpeza e o pagamento da internet.

MUDANÇA DE VIDA

O acervo da biblioteca já tem cerca de 3 mil livros. Mas sempre aceita mais.

Nesse tempo de existência, a Incentiva vem contribuindo para a mudança, via leitura e estudo, da vida dos moradores do povoado Bom Lugar. Gente como o Enisson Mota, de19 anos. Em 2019, quando cursava o terceiro ano do ensino médio, ele conheceu a Biblioteca Incentiva e passou a estudar lá. Hoje ele é acadêmico do curso de Direito da Faculdade de Educação Santa Terezinha – Fest.

“Devo muito a essa iniciativa plausível do fundador do projeto, Ernanes, pois através dessa finalidade, o projeto vem aperfeiçoando o intelecto de muitas pessoas, independente da faixa etária de idade, através da leitura e cursos oferecidos gratuitamente”, afirma o jovem acadêmico.

DOAÇÕES:

Para quem quer doar livros ou ajudar financeiramente ou com algum projeto de leitura, pode entrar em contato com a Biblioteca Incentiva:

Rua João Lisboa N62E próximo à antiga Escola Alegria, povoado Bom Lugar.

Se você não puder ir deixar, o coordenador vai buscar sua doação. Só entrar em contato via WhatsApp (99) 991286482.

A Biblioteca aceita também doações de mobiliário, computador, impressora etc.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade