quinta-feira, 28 de março de 2024

Cursos da UFMA se destacam no Enade e no Guia da Faculdade Estadão; em Imperatriz, Medicina e Enfermagem têm nota 4.

Publicado em 2 de novembro de 2020, às 10:01

Fonte: Com informações da Diretoria de Comunicação da UFMA

Imagem: Instagram da UFMA

SÃO LUÍS – Mais uma vez, a Universidade Federal do Maranhão obteve ótimos resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Guia do Estudante. Enquanto no Enade vários cursos da UFMA conquistaram posições importantes no Norte e Nordeste, no Guia do Estudante o curso de Bacharelado em Educação Física obteve cinco estrelas, 38 graduações receberam quatro estrelas e 27 receberam três estrelas, em escala de uma a cinco estrelas.

No Enade 2019, os cursos de Enfermagem e Engenharia Ambiental do Câmpus São Luís obtiveram colocações muito positivas: ambos ocupam a 9ª posição de melhores cursos entre todos das respectivas áreas no Brasil — entre 799 de Enfermagem e 292 cursos de Engenharia Ambiental.

Em nível regional, as Engenharias se destacaram, em que Engenharia Mecânica da UFMA, pelos dados do MEC, é considerado o melhor curso de graduação da área no Nordeste. O curso de Engenharia da Computação obteve o segundo melhor resultado entre as regiões Norte e Nordeste, e destaca-se também Engenharia Ambiental, que ocupa a terceira colocação entre os cursos da área nessas mesmas regiões.

Ainda no Enade, três cursos do Câmpus Imperatriz também se destacaram: Medicina e Enfermagem conquistaram nota 4, e Engenharia de Alimentos recebeu a nota 3.

As notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes são classificadas de 1 a 5.

Em relação a outras graduações da Universidade em São Luís que foram bem-avaliadas entre todos os cursos do país em cada área no Enade, estão: Educação Física (15º lugar), Engenharia da Computação (14º), Engenharia Mecânica (24º), Farmácia (25º) e Nutrição (31º).

GUIA DO ESDUDANTE

No Guia da Faculdade Estadão, foram avaliados 66 cursos, e o curso de Educação Física Bacharelado foi destaque recebendo a quantidade máxima de estrelas, cinco, assim como já havia recebido a nota cinco de excelência no Enade, na mesma semana.

Pela primeira vez, o Guia da Faculdade Estadão também avaliou os cursos de Educação a Distância (EaD) e mais uma vez a UFMA ficou em evidência, tendo o Bacharelado em Administração, o curso de Pedagogia e o Bacharelado em Administração Pública ganhado quatro estrelas cada um, além das licenciaturas em Ciências Biológicas e Química, que obtiveram três estrelas.

Ao todo, a UFMA teve 95 cursos avaliados, nos câmpus da capital e do interior do estado. A relação total dos cursos com as respectivas estrelas você encontra no link, ao final da matéria.

“A UFMA possui boa estrutura física, técnica e recursos humanos, também na educação a distância, então logo que começaram a avaliar os cursos em EaD, o que era natural, já sabíamos que teríamos cursos estrelados. Para nós, não foi uma surpresa, a qualidade dos cursos a distância é similar ao dos cursos presenciais, isso fica evidente mesmo no Enade, em que a EaD da UFMA conquistou bons resultados”, disse o procurador Educacional Institucional da UFMA, Romildo Sampaio.

Aqui você acessa o RESULTADO ENADE 2019:

http://enade.inep.gov.br/enade/#!/relatoriosPublicos

Aqui você acessa o GUIA DA FACULDADE ESTADÃO:


https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade