quinta-feira, 28 de março de 2024

Obras reforçam a estrutura física do Campus da Ufma em Imperatriz

Publicado em 16 de outubro de 2020, às 16:10

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA

Texto: Alice Caroline

IMPERATRIZ -A Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, está passando por mudanças em sua estrutura. Nas duas unidades, Centro e Bom Jesus, são desenvolvidas ações de melhoramento dos câmpus, a exemplo de instalação de energia solar, construção de novos prédios, manutenção do Restaurante Universitário, reforma dos banheiros, entre outras..

Na unidade Bom Jesus, está em construção um novo prédio para o curso de Medicina. Nele haverá oito salas de aula, auditório, sala de conferência, laboratório de consultórios simulados, almoxarifado, sala de reunião e sala de professores, com previsão de entrega até dezembro deste ano, além da reforma dos banheiros e do Restaurante Universitário.

Na unidade Centro, está sendo implementado o reforço estrutural do prédio do curso de Jornalismo, revisão de iluminação e parte elétrica, bem como uma grande retirada de entulhos das antigas salas de madeira que foram demolidas há algum tempo, assim como a reforma dos banheiros.

As obras são realizadas por intervenção da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA. Recentemente, as unidades receberam a visita técnica do superintendente de Infraestrutura, Wener Santos, e do engenheiro civil Ygno Alliandro para o acompanhamento das obras locais.

Obras no campus do Bom Jesus. Foto: UFMA

O assessor de suporte técnico da manutenção predial do campus Imperatriz SINFRA-CSST, Leonardo Hunaldo, explicou que essas ações são relacionadas às demandas de manutenção predial, limpeza, segurança e bem-estar da Universidade. “Estamos adotando ações preventivas por meio de checklist semanal, visando minimizar a ocorrência de problemas, além de darmos maior celeridade nas solicitações. Tudo isso é possível graças ao módulo integrado da Sinfra utilizado atualmente, em que as requisições preventivas e corretivas são feitas totalmente via sistema”, minuciou.

Hunaldo afirma que algumas obras já foram concluídas, como a restauração da pavimentação de bloquetes, pavimentação da área do fundo da biblioteca da unidade Centro e a restauração da pavimentação de bloquetes e obra nos hidrantes da unidade Bom Jesus. Além disso, ele fala quais planos reserva para o futuro da UFMA: “Preparar Imperatriz, Balsas e Grajaú para se emanciparem com a melhor estrutura possível no projeto da nova federal do Maranhão; firmar parcerias com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais, e com as empresas da região; e a implementação de monitoramento por câmeras e pintura completa das duas unidades”.

O assessor de suporte técnico da manutenção predial mencionou que, na unidade Centro, o plano é construir um novo prédio — que já está em processo de licitação — e colocar mais rampas de acessibilidade. Na unidade Bom Jesus, a ideia é reforçar a estrutura do prédio principal, instalar bombas, mangueira para hidrante, reformar a quadra de esportes, entre outros.

“Com essas ações realizadas pela Sinfra, no que diz respeito à limpeza, manutenção e segurança, temos por objetivo garantir a melhor estrutura possível aos discentes, docentes, técnicos e demais usuários, bem como reduzir os custos e tornar a UFMA ainda mais sustentável”, finalizou.

Entrega de painel fotovoltaico. Foto: UFMA

Relação de obras feitas em Imperatriz em 2020:

1. Recuperação de vias da unidade Bom Jesus.

2. Reforma dos banheiros do campus Centro.

3. Colocação de hidrantes nas duas unidades

4. Revisão das coberturas da unidade Centro

5. Recuperação da biblioteca da unidade Centro

6. Pavimentação atrás da biblioteca da unidade Centro

7. Limpeza de áreas internas e externas das duas unidades

8. Troca de luminárias por lâmpadas led das duas unidades

9. A utilização do módulo infraestrutura no Sipac

10. Recuperação de forros da unidade Centro

11. Iniciada a revisão da parte elétrica da unidade Centro

12. Início da instalação de painéis fotovoltaicos para implantação de energia solar, na unidade Bom Jesus

13. Reinício das obras do prédio 3 do curso de Medicina, na unidade Bom Jesus

Uma resposta

  1. Desculpem-me (se for o caso) mas…
    Grafar “o câmpus” e “dos câmpus”… em um espaço UNIVERSTÁRIO, fica pior que em um ambiente dito “inculto”…

    Outro assunto – que merece(ria) mais espaço para diálogo – é ressaltar obras de infraestrutura física – sem dúvida alguma +Q relevantes – sem qualquer referência a um PROJETO PEDGÓGICO, que lhes dê significância e substantividade…
    As obras físicas, parece óbvio, ressaltam por si mesmas; aparecem. Aquelas tarefas “não físicas”, que lhes dão (…) essencialidade , necessitam ser bem mais referidas e expressas. Na esperada suposição, claro, que as há…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade