quinta-feira, 28 de março de 2024

UFMA e IFMA beneficiam Grajaú com projeto de extensão em combate à covid-19

Publicado em 9 de outubro de 2020, às 21:30
Foto: site da UFMA

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA.

Repórter: Laís Gomes

A pandemia do coronavírus instalou muitos desafios para os projetos de pesquisa e extensão em muitas instituições de ensino em todo o Brasil, mas, da mesma forma, trouxe soluções inovadoras para o combate do novo vírus Sars-COV-2, o que resultou na parceria entre os câmpus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da UFMA, em Grajaú.

A iniciativa, que faz parte do projeto de extensão “IFMA Solidário”, atua em várias frentes de serviço. Locais como a entrada de bancos, casas lotéricas, também nas comunidades indígenas, produtores rurais, feirantes orgânicos, recebem estudantes, distribuindo kits de prevenção ao coronavírus, contendo materiais informativos de higiene pessoal, um frasco de álcool em gel 70% e uma máscara de proteção facial.

A chefe do Departamento de Extensão do IFMA, Zaiama Almeida, afirma que a participação da UFMA é de suma relevância. “O projeto é de suma importância para ambas as instituições, e a contrapartida da UFMA foi essencial para a concretização do projeto, visto que o IFMA ainda não dispõe de laboratórios para a produção do álcool 70%. Além disso, a participação da comunidade foi fundamental para o sucesso do projeto”, detalhou.

A primeira fase do projeto começou com a transmissões on-line com especialistas em saúde, vídeos informativos com informações sobre a temática do vírus, com conhecimentos dedicados ao enfrentamento da doença em várias perspectivas, contando com o apoio das redes digitais de ambas as instituições, pessoas físicas, profissionais externos à UFMA e ao IFMA.

A segunda fase começou com a distribuição de 500 kits individuais — 200 para os produtores rurais — em diversos pontos espalhados na cidade de Grajaú, também com kits dedicados a feirantes, contendo água sanitária, sanitizador de alimentos, higienizador de ferramentas individuais. O objetivo é que sejam distribuídos dois mil kits de prevenção em três meses.

O projeto recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMA, para insumos de consumo permanente e para equipamentos de comunicação na ação. A UFMA contribuiu substancialmente com a produção de álcool em gel do projeto Ciência & Prevenção.

Além dos materiais educacionais na primeira fase, novos vídeos estão programados para serem lançados ao público. Um novo projeto já foi submetido às agências de fomento e para a Proex para dar continuidade às atividades educativas e ampliar o alcance para as comunidades indígenas, adaptando para a língua nativa dos povos e traduzindo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade