quinta-feira, 28 de março de 2024

UFMA APROVA MOÇÃO DE APOIO À CRIAÇÃO DE NOVA UNIVERSIDADE FEDERAL; CAMPUS DE IMPERATRIZ, GRAJAÚ E BALSAS FORMARÃO A NOVA IES.

Publicado em 24 de setembro de 2020, às 16:51

Da Redação

Imagem: Reprodução

O Conselho Superior da UFMA aprovou, na reunião de hoje (24.09), uma moção de apoio à criação de uma nova universidade federal para o Maranhão. O parecer da proposta foi preparado e lido pelo vice-reitor, professor Marcos Fábio Belo Matos, e foi aprovado com apenas duas abstenções e nenhum voto em contrário.

A moção foi publicada como resolução e seguirá para o Ministério da Educação. Na prática, ela representa uma manifestação de apoio à iniciativa por parte da gestão superior da UFMA.

No seu parecer, o relator lembrou o potencial da região que poderá ser dividida: “É mister registrar que, de acordo com a Moção analisada, a nova universidade federal seria desmembrada da UFMA, sendo formada pelos câmpus de Imperatriz, Grajaú e Balsas. Essas unidades possuem, hoje, plena condição de abrigar o embrião de uma nova universidade, por suas condições estruturais: juntas, elas possuem quinze cursos de graduação, cinco cursos de mestrado e um curso de doutorado; contam com 280 professores efetivos e 107 técnicos administrativos (de níveis médio e superior); possuem uma quantidade bastante significativa de projetos de pesquisa e de extensão em andamento; já editam duas revistas científicas: uma em Grajaú e outra em Imperatriz; possuem quatro unidades físicas: uma em Grajaú, uma em Balsas e duas em Imperatriz (câmpus Centro e Bom Jesus). As três unidades também têm condições de ampliar sua oferta de cursos de graduação e programas de strictu sensu, a depender das políticas do ministério da educação”, escreveu no documento.

HISTÓRICO – A tentativa de criar uma universidade federal na região sul maranhense não é nova. No passado, houve a tramitação, com a então senadora Roseana Sarney, do projeto de criação da UNIVAT – Universidade Federal do Vale do Tocantins, que foi extinto. Em 2017, o deputado federal Deoclides Macedo (PDT) protocolou o projeto de criação da UFMASUL – Universidade Federal do Maranhão do Sul, que não teve continuidade porque o parlamentar não foi reeleito. Atualmente, está em tramitação no Senado o projeto de lei Nº 505, DE 2017, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB).

NÚMEROS – a nova universidade, uma vez criada, já nasce com três câmpus, em Imperatriz, Grajaú e Balsas, onde há 15 cursos de graduação. Em Imperatriz, existem cinco cursos de mestrado e 01 curso de doutorado. O quadro de docentes dos três câmpus é composto de 280 professores efetivos e 107 técnicos administrativos. Ela também vai atingir, de forma direta e indireta, estudantes de cerca de 70 municípios, que estão nas regiões centro e sudoeste do Maranhão.

Uma resposta

  1. Me chamo Roberto e seu site ficou muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de Backlinks, ou banners, para
    melhorar as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer
    o número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no
    meu site tambem (TrafegoParaSite.Com.Br) e Fale
    Conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade