O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Contemporânea, sediado no campus da UFMA Centro.
Fonte: Ascom da Ufma
IMPERATRIZ – O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Feminismos – Maria Firmina dos Reis, também da UFMA, realizam, no período de 22 de setembro a 8 de dezembro, a “Academia Preta Decolonial: Epistemologias e Metodologias Antirracistas”. A atividade constitui-se de um curso de extensão gratuito com carga horária de 40 horas.
De acordo com uma das organizadoras, professora Michelly Carvalho, a ideia do curso surgiu tendo em vista a enorme demanda por atividades que versem sobre a temática da educação antirracista e por acreditarem que é necessário se engajar e fomentar espaços de desconstrução e debate sobre essa temática, para promover, de fato, uma transformação e contribuir com essa pauta tão importante.
Entre as professoras do curso, estão Herli de Sousa Carvalho (UFMA); Rosane Borges (USP); Gilvânia Ferreira (Educadora popular); Mariana Olisa e Dai Sombra (Coletivo Afrofeminista; Diáspora productora – Barcelona – Espanha); Fernanda Bastos (CEO Editora Figura de linguagem); Andreia Marreiro (UESPI e Instituto Esperança Garcia); Francy Silva (UFPB); Gabriela Barretto de Sá (UnB); Letícia Carolina Nascimento (UFPI); Bianca Santana (Fundação Rosa Luxemburgo); Jéssica Carneiro (UFC e Coletivo Ceará Criolo); e Rosenverck Estrela Santos (UFMA);
Os encontros ocorrerão por meio da plataforma Google Sala de Aula e do aplicativo de reuniões Meet, também da Google. Os módulos serão sempre de duas horas e quinze minutos, às terças-feiras. Os interessados em participar do curso devem se inscrever até o dia 11 (ou enquanto durar as vagas) pelo site: https://www.even3.com.br/academiapretadecolonial/.