sexta-feira, 29 de março de 2024

FAPEMA promove entrevistas no Youtube com pesquisadores maranhenses

Publicado em 29 de agosto de 2020, às 10:49

Fonte: Fapema.

Foto: divulgação.

Ampliando seus canais de divulgação cientifica, a Fundação de Amparo à Pesquisa e a Divulgação Científica do Maranhão (FAPEMA) inicia nesta quinta-feira (20) uma série de entrevistas no seu canal oficinal do Youtube com pesquisadores maranhenses. O programa semanal de entrevistas (ao vivo) denominado “CIENTISTAPONTOCOM” irá ao ar todas às quintas-feiras, às 15h. O primeiro convidado é o professor Ribamar Gusmão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Ele vai abordar as inovações tecnológica na produção de abacaxi Turiaçu. A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA, faz parte do eixo Popularização da Ciência, que integra o plano de trabalho da Fundação e visa disseminar o conhecimento científico por meio do intercâmbio de informações entre a comunidade acadêmico-científica e a sociedade.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, explica que a ideia é levar ao conhecimento da sociedade o que é produzido na academia e também prestar contas à sociedade das ações da Fundação, uma vez que todos os projetos que serão foco das entrevistas foram executados como o apoio do Governo do Estado por meio da FAPEMA.

“Mesmo durante o período crítico da pandemia a FAPEMA continuou mantendo seus canais de comunicação com o pesquisador e com a sociedade. Nesse período realizamos várias lives no Instagram com reitores e representantes de entidades de fomento à pesquisa como Confap, CNPq, presidentes de fundações e secretários de diferentes pastas. Agora estamos iniciando um novo ciclo de trabalho dentro da mesma linha e com o mesmo objetivo que é ampliar os canais de divulgação científica e prestar contas à sociedade do que é produzido no Maranhão”, destacou André Santos.

A proposta das entrevistas, bem como de outras iniciativas colocadas em prática durante o período de pandemia, é promover um maior engajamento dos pesquisadores e da sociedade, mediante a continuidade da utilização do meio eletrônico, por meio das lives como veículo de comunicação científica.

Inicialmente estão sendo convidados a participar das entrevistas, que serão coordenadas pelo jornalista Cláudio Moraes, do Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA, pesquisadores que participaram do Seminário de Resultados no início do ano passado e cujos trabalhos ainda não foram divulgados pela mídia da Fapema, nem inseridos na nova edição da Revista Inovação a ser lançada no final deste mês de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade